domingo, 18 de dezembro de 2011

PASTEIZINHOS ASSADOS DE CEBOLA E RICOTA DEFUMADA - SUGESTÃO PARA O NATAL!!!


                                                                                                                                                                           





Se você preferir fazer uma torta, é o mesmo procedimento. Fica aqui a sugestão!
Gente, estes pasteizinhos e essa torta são de "lamber os beiços!!" A mistura da cebola com a ricota defumada, dá um sabor todo especial ao recheio, que substitui o queijo provolone que é muito gorduroso!
Não sou só eu que estou falando, pois nas minhas experiências, outras pessoas experimentam, dão sua opinião, depois coloco para postagem. Infelizmente, a cor da farinha integral é muito escura, e, por isso, muitas pessoas acham que não são tão bons por conta da aparência! Mas, por favor, não se ILUDAM!!!  As indústrias alimentícias... As confeitarias..., sempre misturam 80% de farinha branca, porque agrada mais ao paladar dos consumidores, porém, os fabricantes não mencionam a porcentagem de farinha branca e colocam no rótulo, como produto integral. Observem a cor dos pães integrais industrializados... Vejam se eles tem essa cor que vocês visualizam nas minhas receitas!!! Oras, eles deveriam colocar como semi-integrais, seria mais honesto, não é verdade?! Mas aqui, nas minhas receitas, é tudo 100% integral!!! 
 
 Ingredientes:

4 gemas (ovo caipira)
100 ml de óleo
250g de azeitonas s/caroço
1 colher (sob) de sal marinho
500g de farinha de trigo integral fina, ou o quanto baste
2 gemas para pincelar

Preparo da massa:

Retire o caroço das azeitonas (se quiser comprar azeitonas sem caroço, tudo bem, porém, com caroço, elas são mais saborosas).
Coloque-as no liquidificador junto com o óleo e bata até virar uma pasta. Não tem problema se ficar um pouquinho granulada, caso encontre dificuldade em deixar uma pasta lisa.
Estaremos usando essa pasta de azeitonas, para substituir a manteiga, que sempre dá um sabor especial à massa, com aquele gostinho amanteigado que agrada a todos. A pasta de azeitonas, também vai dar um gostinho diferenciado, tirando o gosto forte da farinha integral e ninguém vai perceber exatamente o que foi colocado na massa. Simplesmente, ela fica muito gostosa!
Numa tigela, coloque as gemas, a pasta de azeitonas, e o sal. Cuidado com o sal, pois as azeitonas já são salgadas! Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos e sempre mexendo com as mãos, até que a massa não grude mais. Cuidado também com a farinha, pois a farinha integral é mais pesada e essa massa não pode ficar muito dura. Pode ser que você use as 500g, ou não, tudo vai depender da marca da farinha, tamanho dos ovos, etc., por isso, nunca coloque a quantidade de farinha mencionada, antes dos ingredientes líquidos. Primeiro, sempre os ingredientes líquidos, por último a farinha. Coloque em um saco plástico e leve à geladeira, por pelo menos 1 hora, para que a massa fique bem geladinha e fácil de trabalhar.
 
Recheio de cebola

1k de cebolas (5 a 6 cebolas grandes)
1 ½  xícara de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo comum
100g de ricota defumada ralada
Sal marinho
Pimenta, salsinha, cebolinha

Corte as cebolas bem picadinhas e refogue-as com um pouco de óleo, até ficarem macias e transparentes. Em uma vasilha, desmanche a farinha de trigo no leite e despeje sobre as cebolas, para dar consistência cremosa. Deixe no fogo para cozinhar a farinha. Esse recheio tem que ficar bem firme, que é para facilitar na hora de rechear os pastéis. Desligue o fogo e acrescente a ricota defumada e por último, a salsinha.  Deixe esfriar e reserve.
  

Montagem dos pasteizinhos:

Abra um saco plástico e coloque uma parte da massa numa parte do saco e com a outra parte, cubra a massa. Com um rolo de macarrão, vá pressionando a massa por sob o saco plástico. Essa técnica permite que a massa não quebre, ou não grude no rolo. Abra a massa numa textura mais ou menos fina.  Com o auxílio de um cortador próprio ou um copo, com mais ou menos quatro cm de diâmetro, corte a massa e coloque o recheio não muito no centro, que é para dobrar a massa, ficando no formato meia lua. Aperte com as mãos, depois pressione com o garfo as extremidades.  Desmanche duas gemas de ovo com um fio de óleo e pincele os pasteizinhos. Leve ao forno pré aquecido de 180º C a 200º C., até que estejam assados. Verifique a base do pastel; se estiver douradinho, é porque está assado.

ATENÇÃO! 

Você poderá congelar sem problema. Coloque os pastéis crus ou já assados e frios, em uma assadeira e esparrame-os um ao lado do outro, sem grudar. Leve ao freezer para congelar em aberto e depois, retire-os e coloque-os em saquinho plástico, fechando muito bem. Quando você for assar, retire com antecedência, deixe descongelar e asse-os normalmente. Se quiser assar com eles congelados ainda, poderá fazê-lo, só que demora mais. Eu prefiro descongelar.
Se você congelar os pastéis já assados, é só colocá-los para descongelar e aquecê-los no forno. Não recomendo o microondas, porque a massa fica mole, depois endurece e estraga a consistência gostosa da massa.

Rendimento: 50 a 60 pasteizinhos.



15 comentários:

  1. Estes pastéis e esta tortinha aí da foto foram feitas para mim, já estou até com saudade deles.
    Delícia !!!!!
    M.Eugênia

    ResponderExcluir
  2. Oi Eugênia...

    Que bom que vc gostou! Oras, vc não tem que ficar com saudade deles... É só ir pra cozinha, pegar a receita que está bem explicadinha e mandar ver!!! Isso que é legal!
    Obrigada pelo incentivo e continue acessando minhas receitas, se quiser ter uma alimentação mais saudável...

    Bjss...

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre achei que a massa feita com farinha integral ficasse dura, mas, esta receita deixa a massa muito macia !!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Graça
    Adorei esses pasteizinhos. São deliciosos e ficam bonitos na mesa. É sucesso total, aplaudido pela familia toda.
    Grande abraço
    Teca

    ResponderExcluir
  5. Oi anônimo... Realmente, essa massa fica muito macia, e nem parece farinha integral, não é verdade?
    Obrigada por estar acompanhando!

    ResponderExcluir
  6. Oi Teca... Maravilha que vc já tentou fazer os pasteizinhos... E melhor ainda, que todos gostaram! Quando digo que são realmente gostosos, não estou mentindo...
    Parabéns pelo sucesso aí na família!

    Grande abraço também!

    ResponderExcluir
  7. Oi Teca... Maravilha que vc fez os pasteizinhos e realmente sua família aprovou! Quando digo que são gostosos, não estou mentindo não...

    Grande abraço também!

    ResponderExcluir
  8. Esses pastéis parecem deliciosos! E que bom poder comer pastel sem culpa, né? rs
    Graça, vou tentar fazer, não sei se ficarão tão bons quanto os seus!
    Abraços
    Cumadre

    ResponderExcluir
  9. Graça, obrigada por nos ajudar nest aárdua tarefa de mudar hábitos alimentares!
    Pastel pra mim era sinônimo de fritura e agora estou vendo que é possível fazê-los de forma menos gordurosa!

    Marcia

    ResponderExcluir
  10. Maria Sororoca, que massa delicada e fofa. Comi sem "culpa", merecemos, né uma delícia dessas. Sobrou um pouco da massa, eu posso congelar? Vou fazer no ANO NOVO novamente! Beijos, Elisa Ma

    ResponderExcluir
  11. Oi Cumadre...

    Claro que vc vai conseguir fazer, sim... É só seguir direitinho a receita e não vai ter problema algum! Viu que recheio maravilhoso?! Pode fazer e se tiver alguma dúvida, entre em cntato comigo!
    Outro abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcia...

    Então, a maioria dos pastéis de forno, são híper gordurosos, contendo manteiga, margarina, ou gordura vegetal. Com pouquíssimo óleo e as azeitonas, deram um sabor todo especial à massa.
    Diferente, né?!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oi Elisa... Que bom que vc gostou! Se sobrou massa, pode congelar, sim! Quando for usar novamente, deixe descongelando na geladeira, naturalmente e aí, pode usar normalmente.
    Bjss...

    ResponderExcluir
  14. Apesa de não gostar mto. de cebola, vou experimentar acreditando na sua sugestão. Bjs Cleide

    ResponderExcluir
  15. Oi Cleide... Vc não precisa fazer recheio de cebola se não gosta. Vc pode utilizar qualquer recheio de sua preferência... Palmito, camarão, legumes... etc.etc.etc.
    Obrigada por compartilhar!
    Bjs.

    ResponderExcluir