domingo, 15 de julho de 2012

PATÊ OU PASTA DE AZEITONAS FEITA COM FEIJÃO DE SOJA - IDEAL PARA CELÍACOS, OU ÀQUELES QUE NÃO PODEM, OU NÃO QUEREM CONSUMIR LACTOSE E/OU GORDURA NÃO SAUDÁVEL... E DELICIOSO PARA TODOS!!!


Oi gente!!!  Essa pasta ou patê é simplesmente MAARAVILHOSOOO!!! Ninguém mesmo irá perceber que a base não é feita com ricota! Ideal para as pessoas que não podem, ou não querem consumir queijo ou lactose e que estão preocupados com uma alimentação mais saudável. O interessante, é que você estará usando a soja na íntegra e que sai muito mais em conta, do que usar o tofu, que não dá essa mesma consistência, e que sai mais pesado para seu bolso, além de que, é muito mais gostoso do que o tofu, em minha opinião, é claro...  Não é fabuloso, conseguir esse feito?! Pois é, como sou muito gulosa e muito exigente com o sabor dos alimentos, resolvi fazer essa pasta que é muito fácil de preparar e muito... muito... gostoosaaa!!!
Perdoem-me quem achar que essa receita é complicada...

Ver receita desses pãezinhos integrais no link  PÃO INTEGRAL... PÃEZINHOS SEM LACTOSE, SEM OVOS, S...















A soja é uma planta pertencente à família das leguminosas, ou seja, do feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e, destaca-se por ser rica em proteínas, lipídios (gordura) conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides.
Estudos indicam que tais substâncias atuam como um elemento antioxidante reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, consequentemente, diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de exercerem também atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa.
Fonte: Engenharia dos alimentos -  www.engalimentos.com.br 

 Ingredientes: 

100g de feijão de soja, ou 1 xícara
150g de azeitonas roxas ou verdes
4 colheres (sopa) de azeite
Sal marinho se necessário

Pré-cozinhe os grãos de soja por 10minutos, assim que levantar fervura. Lave-as bem, para tirar a espuma e cozinhe-as em uma panela de pressão de 40 a 50 minutos. Escorra a água, lave bem os grãos, até descartar totalmente a espuma. Numa tigela, jorre com bastante força a água da torneira, para que as pelinhas dos grãos vão se soltando. Descarte as pelinhas e não se preocupe, porque nem todas as pelinhas vão se soltar dos grãos. Em um processador, triture os grãos de soja, até virar uma pasta densa. Depois que virar uma pasta densa, coloque parte das azeitonas para amassar junto, mas sem triturar totalmente. Não coloque as azeitonas todas de uma vez, para você provar e sentir se está do seu agrado. Para finalizar, acrescente o azeite e se necessário, pitada de sal marinho, mas ATENÇÃO, as azeitonas já são salgadas, portanto, muito cuidado com o uso do sal..
 Essa mistura fica bem pastosa e de consistência firme. Para servir, regue a vontade com um bom azeite, ou seja, azeite extra-virgem.


  




 Essa mistura fica bem pastosa e de consistência firme. Para servir, regue a vontade com um bom azeite, ou seja, azeite extra-virgem.







Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em abril/2012
Fotos de Rubens Cunha





11 comentários:

  1. Hum... c/ seu pão integral, deve ser maravilhoso mesmo!!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Hum.... c/ seu pão integral deve ficar maravilhoso mesmo. Bjsssssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Cleide... Realmente é bem gostoso mesmo!!! Tente fazer e depois me diga como ficou, ok?
    Bjs...

    ResponderExcluir
  4. So uma coisinha... qdo vc vai fazer pra mim essas coisas, tia? Só faz pro blog, né? rsrs... to aqui na vontade agora! rsrs... Parabens, acho que deve ter ficado muito bom!!

    ResponderExcluir
  5. Da próxima vez que for pra Pira, vou fazer na sua casa, pra comemorar casa nova, tá?!
    Bjocas... Namastê!

    ResponderExcluir
  6. Oi Graça, ja resolveu o problema do PC??

    ResponderExcluir
  7. Oi Fatima! Ainda não... Nao vejo a hora de resolver! Estou usando agora, o notbook do meu marido, mas esta e inglës e o pior, e o meu arquivo que preciso salvar, inclusive as receitas!! Ja pensou se nao conseguir mais recuperar meu arquivo, com muitas receitas e muitas fotos... Ai... ai... No final, tudo vai dar certo!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  8. Gracejo, como é que vc continua lindamente magra com todas as guloseimas? Esse marido é o charmoso dos idos anos '70?

    ResponderExcluir
  9. Por acaso vc eh a pessoa que estou pensando(ponto de interrogacao.So tinha uma pessoa que me chamava de Gracejo, e esta pessoa era a Ne...) Cade vc Ne (ponto de interrogacao) Saudade!
    Me passe um e-mail! Esta no blog... (Desculpe o portugues,mas esse teclado eh horrivel!)
    Bjs Ne!!! Muita saudade!!!

    ResponderExcluir
  10. Sua LiiiiiiNDaaaaaaa,
    --Grandes feitos exigem mente ampla e bem temperada.
    li isso por aí, nessa rede que nos enreda
    sem que nos vejamos e
    que de repente mal nos saibamos...

    ResponderExcluir
  11. E verdade... Como agora, estamos nos enredando nessa rede maravilhosa, sem ao menos sabermos o que vai no coracao daqueles que misteriosamente nos cercam.
    Deixando a filosofia de lado, obrigada pelo lindaaaaa e ve se mostra sua cara, sua fofaaaaa!!!!!!

    ResponderExcluir