domingo, 25 de novembro de 2012

PROTEÍNA DE SOJA COM ABÓBORA - SAUDÁVEL E DELICIOSA!!!


Primeiro, quero pedir desculpas aos meus seguidores fiéis, por não ter postado nenhuma receita semana passada, porque, por problemas “técnicos”, não consegui postar absolutamente nada no meu blog.

Hoje, tenho uma receitinha super simples, e, na verdade, não é bem uma receita, mas uma adaptação de um prato que todos vocês devem conhecer; carne moída com legumes. Pensando nas pessoas que podem não ter essa ideia de poder estar substituindo a carne pela soja, através de um prato tão comum, resolvi dar uma de “Professor Pardal”, (vejam como sou antiga, ei?) e acender uma luzinha da ideia!
Fica aí minha sugestão para uma segunda feira, depois de um fim de semana farto de grandes comilanças, “porcarias” gostosas, cervejinha, caipirosca, mas tudo engordaite, nocivas... E por aí vai...
Tenham um ótimo começo de semana, cheio de muito trabalho, porque, afinal, trabalhar é muito bom, e além do mais, permite que vocês comprem os ingredientes das minhas receitas e façam com o maior carinho, ok?    
  https://secure.quebles.com/content/hotmail/emoticons/1511767.gif
 


soja é uma planta pertencente à família das leguminosas, ou seja, do feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e, destaca-se por ser rica em proteínas, lipídeos (gordura), fibras e algumas vitaminas e minerais. 
Contém, também, uma classe de fito-hormônio (hormônio de origem vegetal) conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides. 
Estudos indicam que tais substâncias atuam como um elemento antioxidante reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente, diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de exercerem também atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa. 
Fonte: Engenharia dos alimentos – www.engalimentos.com.br 

 Ingredientes:

1 xícara (chá) de proteína de soja texturizada
Abóbora a vontade
Óleo para refogar
Sal marinho
Alho
Cebola
Cheiro verde
Suco de um limão

Preparo:

Ferva por dez minutos a proteína de soja, contando a partir da fervura da água, mas não lave a proteína anteriormente. Escorra e lave muito bem a proteína, até eliminar a espuma que se formou no cozimento. Coloque a soja numa tigela e acrescente água quente e mais o suco de limão e deixe por mais ou menos, uma hora.  Lave muito bem, para retirar totalmente o gosto do limão, e reserve. (O limão é para tirar o gosto um pouco forte da proteína. E realmente, a proteína de soja fica totalmente sem aquele gosto um tanto forte, e o que vai dar sabor, são os temperos). Refogue o alho, a cebola e acrescente a proteína de soja, mais os temperos conforme o seu paladar. Acrescente a abóbora cortada em cubos pequenos, e deixe refogando, sempre colocando um pouco de água, até que a abóbora esteja cozida. A abóbora vai dar um sabor gostoso na proteína, e, juntamente com os temperos que você colocou, vai ficar deliciosa! Seus familiares nem vão perceber que não é carne moída.

Receita adaptada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 16/04/12.
Fotos de Rubens Cunha.

















8 comentários:

  1. Comi abóbora várias vezes durante a semana... coloco pouca água na panela, tempero a água, e assim cozinho a abóbora, mas de praxe como abóbora até mesmo sem tempero algum. Pra mim a abóbora é ótima em substituiçao aa batata inglesa ou batata branca, sei lá o nome correto... e misturar abóbora cozida e amassada com batata doce tb cozida e amassada dá um purê delicioso e repleto de fibras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amadeu

      Nê, vc deu uma idéia legal: gosto da abóbora e da batata doce - esse purê deve ficar bom mesmo. Grato pela dica.

      Excluir
    2. A bataba doce é muito melhor em termos nutricionais, do que a batata comum. E é deliciosa!

      Excluir
    3. Amadeu, entonces anote aí:
      Ingredientes
      1 abóbora menina pequena, descascada, sem sementes, cortada em cubos
      1 batata-doce, descascada, cortada em cubos
      1 colher de sopa de azeite de oliva
      2 colheres de sopa de água
      leite suficiente para a cremosidade desejada

      Aqueça o forno a 200ºC.
      Unte com azeite uma assadeira retangular, espalhe os pedaços da abóbora e da batata. Borrife com água e o azeite. Cubra com uma folha de papel vegetal por dentro e por fora coloque uma folha de alumínio e dobre as pontas como se fizesse um embrulho. Leve ao forno durante 30 minutos, até os legumes ficarem tenros. -- Coloque no liquidificador os pedaços da abóbora e da batata assada, incluindo o suco que houver na assadeira. Bata até obter um puré macio. Adicione o leite para obter a consistência desejada.

      Amadeu, vc poderá dispensar o liquidificador e amassar com um garfo e tb dispensar o leite, se preferir. Tb poderá usar outra qualidade de abóbora, a gosto. E, se quiser, nao descasque nem a abóbora e nem a batata. -- Peguei a receita na net, fiz umas modificaçoes, mas isso é de tempos já e nao tenho o link pra postar. Bom apetite!

      Excluir
  2. Oi Graçinha, bom dia! Se tiver sobra desse prato, pode bater no liquidificador e reaproveitar como creme de abóbora....uhummm. Comprei soja domingo (ontem). Vou fazer o rocambole. Com a Elisinha aqui,fica difícil cozinhar, pois não é tudo que ela aprecia....hoje vamos saber o sexo do bebê. Depois ela vai comunicar oficialmente que está grávida. Ela quer falar só depois do ultrason......essa é a minha amada filha. Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidia! Depois você me conta como ficou o rocambole! Ah... que legal que vamos saber quem é que vem por aí!
      Bjsss....

      Excluir
  3. adorei a receita...por favor abra seu e-mail que tem uma mensagem minha...e responde please!!!!Adoro abobora...obrigada!!!!

    ResponderExcluir