quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

BRIGADEIRO DE MANDIOCA CRUA - IDEAL PARA SELÍACOS E PESSOAS QUE NÃO CONSOMEM LACTOSE


Última receitinha do ano!!!

Como também sou filha de Deus, tenho o direito a um merecido descanso! Estou viajando para o interior de São Paulo, Piracicaba, e pretendo ficar uns dias por lá, juntamente com meus familiares tão queridos!! Tenho a certeza que passarei um excelente Natal, um verdadeiro Natal, não recheados de presentes e festas, mas recheado de muito amor, muitos acontecimentos bacanas e que fortalecerão mais ainda os elos familiares.
O Natal tem dessas coisas, gente! Muitas coisas boas acontecem justamente nessa época do ano, por conta de um sentimento que toca nosso coração, e nos faz querer ajustar algumas coisas que deixamos de fazer, e nos faz pensar o quanto perdemos tempo com sentimentos bobos, sentimentos esses de orgulho, caprichos, raiva, discussões, e que nos leva muitas vezes, a perder os vínculos que nos mantinham enlaçados num sentimento de amor, e que, por um capricho do "destino", nos afastamos desses sentimentos tão bons... Com a chegada do Natal, esses sentimentos se afloram novamente, como que por encanto, e resolvemos nos dar mais uma chance de poder esquecer tudo e abrir nosso coração para aqueles que acreditamos nunca mais rever ou perdoar... Mas como o amor é MARAVILHOSO, e sempre vence todos os obstáculos, que possamos então, irmos de encontro a todos àqueles que um dia fizeram parte das nossas vidas, que compartilharam alegrias... tristezas... E em nome desse elo, que possamos reabrir, com aquela mesma chavinha que estava esquecida em algum cantinho, o nosso coração!!!

FELIZ NATAL!  E QUE VENHA O 2013!!!


Ingredientes:

300g de mandioca crua
200g de açúcar mascavo, ou 1 ½ xícara de chá
1 colher (sobremesa) de cacau em pó
Chocolate granulado

Modo de fazer:

Leve a mandioca ao processador e triture até virar uma pasta. Se quiser usar o liquidificador, também poderá fazê-lo, mas você precisará colocar um pouco de água para ajudar na liquidificação. Misture todos os ingredientes e leve ao fogo para engrossar, até que desgrude do fundo da panela e até que a mandioca esteja cozida. Quanto mais você deixar no fogo, mais encorpado fica o doce, facilitando na hora de enrolar.
Deixe esfriar muito bem e faça as bolinhas, colocando um pouco de óleo nas mãos para não grudarem. Passe os docinhos no chocolate granulado e coloque nas forminhas.

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano
Fotos de Rubens Cunha

4 comentários:

  1. essa receita eu faria se tivesse fácil acesso a mandioca... mas vou pedir para a dona de uma confeitaria fazer uma receita pra mim... tb enviei sua receita para várias pessoas aí no Brasil e aproveito seu espaço para compartilhar outra receita supimpa, tb do brasileiríssimo brigadeiro... a sua receita é minha primeira opçao por ser simples e prática.

    Brigadeiro de Batata-doce Sem Leite e Sem Soja! http://dietasgsc.blogspot.com
    500 g de batata-doce cozida e espremida
    1 e 1/2 xícara de açúcar
    2 colheres das de sopa de chocolate em pó
    1/4 de xícara de leite vegetal morno
    1 e 1/2 colher das de sopa de gelatina em pó sem sabor ou agar agar para uma receita vegana
    1 colher das de sopa de baunilha ou essência de chocolate
    Chocolate granulado para confeitar

    Modo de fazer:
    1º Dissolva a gelatina no leite vegetal morno.
    2º Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo brando, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela.
    3º Agora vem a parte mais chatinha: passe esta massa por uma peneira para tirar todo o resquício de grumos de batata. Coloque esta massa em um pirex e leve a geladeira.
    4º Depois de gelado, modele os docinhos untando as mãos com creme vegetal e passe no chocolate granulado. Coloque nas forminhas e sirva! Rende 40 docinhos.

    Boas Festas!
    Namasnê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia esses docinhos de batata doce com chocolate, mas com leite de coco e gelatina sem sabor, vermelha. É uma delíciaaa!!! Esse também deve ser muito bom mesmo!
      Namastê!

      Excluir
  2. pra minha surpresa meu marido gostou dos brigadeiros de mandioca !!! e isso me surpreendeu. -- achamos muito doce, mas isso pode ser corrigido usando menos açúcar da próxima vez... Paul disse que consegue comer apenas um por dia... se alguém for testar a receita pode tomar em conta meu comentário e diminuir o açúcar. feliz 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se preferirem menos doce, fica ao critério de cada um, mas acho estranho vc dizer que ficou muito doce, pois, é exatamente o contrário da proposta das minhas receitas. O açucar mascavo é bem menos doce que o açúcar branco comum. Talvez a medida de vocês aí nos Estados Unidos, ou o açúcar mascavo americano, seja mais doce que o nosso. Sei lá...
      Mas obrigada mesmo, por compartilhar!
      Namastê!

      Excluir