domingo, 2 de dezembro de 2012

DOCINHOS PARA O NATAL!!! FEITOS COM MANDIOCA, COCO BRANCO E COCO QUEIMADO 100% INTEGRAL - IDEAL PARA CELÍACOS E PARA PESSOAS QUE NÃO PODEM CONSUMIR LACTOSE, SOJA E NEM OVOS!





Tenho um sobrinho, o Enrico, que é a coisa mais fofa que uma tia pode ter, e que não pode consumir nem leite, (lactose) ovos, e nem soja, pois dá uma reação alérgica, na qual  prejudica sua saúde. Está em tratamento, mas não sabemos até quando ele não poderá estar consumindo esses ingredientes. Pensando especialmente nele, e nas pessoas que possuem o mesmo tipo de problema, e nas pessoas que não podem consumir glúten, os celíacos, resolvi desenvolver esses docinhos deliciosos, para substituir o tradicional beijinho feito com leite condensado.
Vocês não acreditariam que a base é feita de mandioca, que, além de ser bem mais saudável que o leite condensado, fica tão delicioso quanto, e ainda, vocês não estarão consumindo tanta caloria quanto estariam, se fosse com leite condensado!
Tentem fazer, mesmo aqueles que podem consumir de tudo, mas que preferem reduzir a quantidade de calorias, ingerindo mais fibras, e que não gostem de doces tão doces!



DOCINHO DE COCO BRANCO

 Ingredientes:

300g de mandioca crua
1 vidro de leite de coco
100g de coco ralado fresco, ou seco, mas sem açúcar)
200g de açúcar demerara
2 a 3 colheres (sopa) de açúcar demerara (reserve)
50g de coco (reserve)


Preparo:

Hidrate o coco, (se for coco seco) cobrindo com pouco de água, Processe a mandioca crua, ou triture no liquidificador deixando a consistência de coco ralado. Misture todos os outros ingredientes e leve ao fogo, sempre mexendo, até que a mandioca esteja cozida e desgrudando do fundo da panela. Esse doce não fica tão doce, porque o açúcar demerara e o mascavo adoçam menos que o açúcar branco comum. Se você preferir mais doce, acrescente mais açúcar. Fica ao seu critério.
Coloque o doce numa vasilha e leve `a geladeira para endurecer mais. Fica melhor ainda, de um dia para outro.
Faça as bolinhas e passe no açúcar e o coco que você reservou. Coloque nas forminhas e sirva.




  
DOCINHO DE COCO QUEIMADO
  

Ingredientes:

Os mesmos ingredientes e a mesma quantia.

Coloque o coco num prato e leve ao microondas para dourar. A cada dez minutos, mexa para que não queime. Deixe dourar, até que fique na cor marrom. Faça o mesmo procedimento acima.



Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 02/12/12
Fotos de Rubens Cunha










8 comentários:

  1. soja tem sido um problema sério na saúde de muitas pessoas, particularmente qdo a pessoa sofre de hipotiroidismo. O agravante é que para produzir a soja em grande escala, os agricultoras usam muito inseticida... Milho tem sido outro alimento seriamente comprometido pela modificaçao genética. A poderosa multinacional Monsanto está por trás disso... da soja e do milho, entre outros graos. -- Enfim, somente se retornarmos ao tempo de uma horta no quintal de cada família.

    Eu nao posso com leite nem com ovos nem queijos... nunca fui de tomar leite, mas uma omelete com queijo, minha nossa que delícia. Vez ou outra como... de teimosa.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Estamos longe de estarmos ingerindo alimentos realmente saudáveis. Estamos nos envenenando de inseticidas, e os produtos transgênicos, nem se fale! Mesmo que a lei exija das indústrias que coloquem em seus rótulos se o produto é transgênico ou não, quem fiscalisa realmente isso?! Papel aceita tudo! E as lavouras de hortaliças, frutas, quem vai fiscalizar se são transgênicas?! Veja o tamanho da laranja de hoje, da banana, dos legumes... Estão sem gosto também. É... O pior é que não tem volta!

    ResponderExcluir
  3. Mauricio Merzvinskas, São Paulo, SP, Brazil
    Arquiteto de formação e ambientalista de coração!
    Olho Natural é um blog que vale a pena ser lido. www.olhonatural.blogspot.com
    cheguei lá pesquisando sobre palmito...
    nao deixe de ler a materia de 5 de março 2009
    --A Verdade sobre o Palmito--

    ResponderExcluir
  4. Mmmmmenina, mas este docinho tá com uma cara muito boa! deve ficar muito bom mesmo. Eu tb tenho problema com lactose e aprovei a receita. Vou testá-la, assim que tiver a mandioca bem fresquinha. Bjs.Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edite... Tomara que você faça mesmo esses docinhos, porque vale a pena! Assim que fizer, deixe seu comentário, dizendo se realmente são gostosos.
      Obrigada você, pelo seu comentário!
      Bs...

      Excluir
  5. Graça, os docinhos estão de dar água na boca! Vou tentar fazer. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide, por favor, faça mesmo e depois me diga como ficou!
      Bjs...

      Excluir