domingo, 9 de dezembro de 2012

TORTA DOCE PARA O NATAL - 100% INTEGRAL FEITO COM MASSA DE PÃO INTEGRAL E RECHEIOS DE CREME DE CACAU E CREME DE COCO - IDEAL PARA QUEM NÃO CONSOME LACTOSE E SOJA


Dando continuidade às receitas de natal, hoje estou postando uma torta bem diferente mesmo! A massa é feita de pão integral, vocês acreditam?! Pois é, toda semana faço pão integral para consumo próprio, mas, há alguns dias atrás, fiz os pãezinhos como de costume, mas ficaram muito duros, não cresceu muito. Guardei-os no freezer e pensei que para alguma coisa eles iriam servir. Fiquei imaginando o que poderia fazer com esses pães, aí surgiu a ideia de fazer essa torta doce e também uma torta salgada, que futuramente vou estar postando. Qualquer pessoa, as mais despreparadas no ambiente culinário, vão conseguir fazer esta torta. E tem mais, não contém lactose, e a substituição do leite, ao invés de usar leite de soja, que as vezes, dependendo da receita não tem um sabor tão agradável, em minha opinião, usei aveia batida com água, resultando num leite denso. Como todas as minhas receitas, nessa também não faço o uso de manteiga, margarina, leite condensado e creme de leite. 
É ideal para pessoas que não podem consumir lactose e soja. E para aqueles que não podem consumir ovos, ao invés de ovos na massa, coloque um pouco de farinha branca para dar liga, e um pouco mais de óleo. Use de sua criatividade.


Então, vamos à receita?!


Ingredientes da massa: 

300g de pão integral (de boa qualidade e que seja 100% integral, de preferência)
2 ovos inteiros
150g de açúcar mascavo, ou 1 xícara
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de licor de café, ou qualquer licor que seja do seu agrado 

Ingredientes do recheio de cacau 

150g de aveia, ou farinha de aveia
200g de açúcar mascavo, ou 1 1/2  xícara cheia, mais ou menos
2 xícaras de água
1 colher (sopa) de amido de milho
1 ½ colher (sopa) de cacau em pó
  
Ingredientes do recheio de coco

1 vidro de leite de coco
½ xícara de água mais ou menos
½ xícara de açúcar demerara
2 colheres rasas de (sobremesa) de amido de milho 

Preparo da massa: 

Triture o pão num processador, coloque o açúcar mascavo e triture mais um pouco. Coloque esse preparado numa tigela e acrescente os ovos e o óleo e misture muito bem com as mãos. Leve à geladeira para ficar firme. Se quiser fazer um dia antes, fica até melhor.
Numa forma redonda com fundo falso, distribua a massa com as mãos, mas só no fundo, não nas laterais e leve ao forno médio para assar, por uns 20 minutos mais ou menos, ou até que esteja bem douradinha em baixo.  Reserve. (Forma redonda de 20cm diâmetro)

Preparo do recheio de cacau:
  
Bata no liquidificador a aveia, a água e o amido de milho, até dissolver bem os flocos. Leve ao fogo para engrossar, junto com o cacau e o açúcar, até ficar bem firme, sempre mexendo, porque a aveia gruda muito no fundo da panela. Deixe esfriar e leve à geladeira.
Se você quiser substituir a aveia por leite de soja, ou mesmo leite de vaca, poderá fazê-lo sem problema algum. É só acrescentar mais amido de milho, ok?

Preparo do recheio de coco:

Junte todos os ingredientes e leve ao fogo para engrossar, até tirar o gosto do amido de milho. Deixe esfriar sem levar à geladeira, que é para não endurecer muito. Esse creme tem que ficar um pouquinho mais mole que o de cacau. 

Montagem:

Depois que a massa esfriar, retire o fundo falso e coloque-a num prato. Faça alguns furos com o garfo e respingue o licor, para que a massa absorva bem o licor. Espalhe o creme de cacau por cima, e em seguida, coloque partes do creme de coco espalhados por cima do creme de cacau e com o auxílio de um garfo, mescle esse creme branco com o creme escuro. Coloque o arco da assadeira para que o creme não caia por fora da massa e leve ao freezer por algumas horas. Retire do freezer, deixe descongelar um pouco e sirva bem gelado.

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 09/12/12
Fotos de Rubens Cunha













8 comentários:

  1. Você vc nunca considerou trabalhar pruma boa casa de doces e salgados e introduzir suas receitas no mercado? Seria um ótimo enganche pra venda do seu livro que, mais cedo ou mais tarde, vai ser publicado.

    ResponderExcluir
  2. Eu já pensei sim, mas ainda nem fui atrás... Gostaria de prestar serviços nessa área, mas como diarista, sem vínculo nenhum. É, vamos ver... Tô numa correria, Nê! Ufa, ufa!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Graça, mas que correria é esta? A sua receita parece muitoooo saborosa, mas eu ñ entendi qdo vc coloca 150 grs de açucar mascavo que seriam 1 1/2 xicars e depois vc coloca no recheio de cacau 200 grs de açucar mascavo que seria 1 xicara, há uma diferença aí...eu ñ entendi...Nos falamos, to com saudades!!!!!
    Wilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma... Você tem razão. É que eu já tinha anotado a receita e depois resolvi mudar a quantidade de açúcar e esqueci de alterar no caderno.
      Obrigada pela observação! Eu também tô com saudades!!!
      Bjs...

      Excluir
  4. Vamos ver se você fará algo especial no Natal "VG"...eu farei o kibe assado ou o rocambole salgado.........qual é melhor? Ou tem uma sugestão melhor? Bjão

    ResponderExcluir
  5. Ai Lidia... Aí você me pegou! Os dois são muito gostosos! Faça os dois, ok?! Bom, para meu paladar, acho que fico com o kibe...
    Bjs...

    ResponderExcluir
  6. Oi Graça, tudo bem? A torta está linda, preciso convencer m/ irmã p/ fazer p/ o Natal; vai ser difícil(rsss). Se eu não conseguir faço p/ o Ano Novo, assim entro 2013 mais saudável! Bjsssssssss

    ResponderExcluir