segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Oi gente! Prazer em receber todos vocês... Vou ficar muito contente se comunicarem comigo através desse blog! Adoro interagir...


Hoje, vou começar passando algumas dicas antes de adicionar minhas receitas, tudo bem?! São dicas fáceis, úteis e práticas.

  • Dê preferência às panelas de ferro ou panelas de barro, pois o alimento fica mais saboroso e seu cozimento é mais rápido que as panelas de alumínio, otimizando o seu tempo e economizando a energia de gás.
  • As frigideiras de ferro também são excelentes para grelhar alimentos, pois não grudam no fundo, o aquecimento é bem mais forte, facilitando com que o alimento grelhe rapidamente, sem cozinhar. Frigideiras antiaderentes, não são recomendáveis para a saúde.
  • Procure cozinhar legumes e verduras no vapor, para preservar seus valores nutricionais e manter a cor e o sabor dos alimentos. Não se preocupe se você não tiver panelas próprias para cozimentos a vapor. Você poderá utilizar um escorredor de macarrão e colocar em cima da panela com água para o cozimento. É assim que eu cozinho os meus legumes!
  • Evite o consumo de ovos de granja, pois contém muito hormônio que são nocivos à saúde. Na medida do possível, utilize ovos caipira, são muito mais saudáveis e as galinhas não sofrem o confinamento das granjas.
  • Caso você não consiga adaptar um escorredor de macarrão, cozinhe na água mesmo, mas sempre com quantidade reduzida e ir alternando conforme o cozimento desejar, até que a água seque na própria panela, preservando assim, seu sabor e seus nutrientes.
  • Azeite extra virgem é extremamente saudável e reduz o colesterol, mas se consumido ao natural, em saladas, ou após o cozimento do alimento, pois, se for levado ao fogo acima de  200º C para algum cozimento, passa a ser um óleo saturado, perdendo, portanto, sua qualidade.
  • Óleos prensados a frio, são óleos poli insaturados, ou seja, não passaram por altas temperaturas, por isso são mais saudáveis! São eles: óleo de girassol, de milho, de algodão, etc. Também não são recomendáveis para cozimento, da mesma forma que o azeite extra virgem, portanto, não vale a pena comprá-los para cozinhar alimentos, pois perderão também sua qualidade e você estará jogando dinheiro fora. Para cozimento, continue usando óleos comuns mesmo!


  • Uma dica bem bacana é colocar azeitonas verdes em um vidro de conservas e cobrir com óleo, podendo ser prensado a frio ou comum mesmo, dependendo como você irá utilizar. Deixe no mínimo uns quinze dias e o óleo estará com um gosto delicioso de azeitonas. Se você preparar algum prato que vá uma quantidade maior de óleo, ao invés de utilizar azeite que é bem mais caro, você utiliza esse óleo, que dará um sabor bem diferenciado!
  • Faça a mesma coisa com cebolas. Corte cebolas em rodelas, tempere com orégano, ou folhas ou galhinhos de manjericão e cubra com óleo. Vocês não tem a noção de delícia que é isso! A cebola vai amolecer, curtir e será um anti-pasto delicioso, ou um sanduíche e tanto! Coma com pão integral e você nem sentirá falta de mais nada!!!
       
·         
·         
·        
·         

5 comentários:

  1. Muito legal, tia! Varias dicas interessantes. Acho que você pode falar mais detalhadamente sobre cada dica dessas em posts separados. Fica um texto menor e vc terá maias assuntos diversificados. To gostando muito da proposta. Aliá, to esperando as receitas! hehe!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo!

    Legal que vc tenha gostado... Vou tentar colocar as dicas, conforme as receitas pedirem, acho que fica melhor, não acha?!
    Beijão gande e obrigada pela força!!!

    ResponderExcluir
  3. "Maria Sororoca", boa tarde! Já aderi algumas dicas que vc. sugeriu:- sal marinho - aquecimento do azeite, nutrientes diversos. Já comprei o Sal Marinho, e estou usando-o na minha alimentação, e espero muitas dicas e receitas gostosas. Eu queria saber como preparar um sorvete cremoso de frutas, sem muita química. Beijos, Lídia Maria - Piracicaba - SP

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que conservas bonitas. Minha neta gosta de azeitonas.Comprei zeitonas verde e pretas (chilenas) posso colocá-las no azeite tb.? Mande um beijo pra minha neta MARININHA! Bj. Lídia Maria

    ResponderExcluir
  5. Oi Lidia! Que bom que começo a aderir... Respondendo a sua pergunta, você pode colocar qualquer tipo de azeitonas no óleo.

    Aguarde que logo, logo, vai ter sorvete também, sem adição de gorduras e aromas artificiais...

    Beijo grande pra Marininha...

    Beijão!

    ResponderExcluir