sábado, 19 de novembro de 2011

BOLO INTEGRAL DE AVEIA, BANANA E CANELA.

Gente, eu adoro bananas e consumo muita banana no meu dia a dia; geralmente sobram muitas, e, por isso, para não desperdiçar, sempre faço algum quitute com elas.Esse bolo é um deles e realmente, ficou uma DELÍCIA!!! Nos meus testes culinários, são raras as vezes que não gosto do que faço, não sei se é falta de modéstia, ou se realmente meu paladar aguçado acaba contagiando pessoas que saboreiam as minhas iguarias, caindo na maioria das vezes, ao gosto e paladar geral.


 Você sabia?
 
A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A.
Açúcar mascavo é extraído da cana de açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais. Contém muito ferro.
Açúcar demerara é um tipo de açúcar cristal  mais escuro, porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo e não tem aquele gosto mais forte de cana.
Farinha de trigo integral é rica em proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais como: cálcio, ferro e potássio.
A aveia é um cereal rico em diversos nutrientes, como magnésio, zinco, cobre, manganês, ferro, cálcio, proteínas, vitaminas (B e E) e carboidratos. Contém bastante fibras que serve para varrer os intestinos e melhorar funcionamento intestinal.
O gérmen de trigo pode ser considerado uma excelente fonte de vitamina E. Essa vitamina é uma das vitaminas anti oxidantes, que auxilia no combate aos radicais livres, contribuindo para reduzir a velocidade de envelhecimento dos vasos sanguíneos, o que proporciona uma maior longevidade do sistema circulatório e, consequentemente, uma vida mais saudável.
Outro importante atributo deste alimento é o fato de ser rico em vitaminas do complexo B, que são essenciais para desintoxicação do corpo e auxiliam no aumento da disposição. 

Esse bolo por se tratar de ingredientes integrais, é mais calórico que o bolo comum, põem, sacia muito mais e seus nutrientes são distribuídos de uma forma correta e harmoniosa.



Ingredientes:

200g de farinha integral ou 2 xícaras
100g ou 1 xícara bem cheia açúcar mascavo
½ xícara de óleo
100g de aveia
4 gemas (clara em neve
1 colher (sopa) de canela pó
 50g de gérmen de trigo, ou 4 colheres (sopa)
½ xícara de água quente
5 bananas grandes
1 colher (sobremesa) cheia de fermento



Preparo da massa:

Na batedeira, coloque as gemas e o açúcar mascavo e o óleo, batendo muito bem, até ficar cremoso feito uma gemada. Acrescente o gérmen de trigo, a farinha, a aveia e vá batendo em velocidade mínima, acrescentando a água quente, devagar. Acrescente a canela e por último, o fermento. Essa massa é bem consistente, mais densa, diferentemente dos bolos comuns. Se achar que ficou muito dura, acrescente um pouco mais de água morna. Bata as claras em neve e vá acrescentando aos poucos à massa, sempre mexendo lentamente e no sentido horário. Unte com óleo uma forma para bolo inglês e chuvisque com o auxílio de uma peneira, uma ou duas colheres de açúcar mascavo. Corte em rodelas duas bananas e distribua por cima do açúcar. Espalhe um pouco de massa por cima das bananas, acrescente mais rodelas de bananas restantes, mais massa por cima e assim, sucessivamente, até terminar a massa e as bananas. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180º C ou 200º C, por mais ou menos 30minutos, ou até que o bolo esteja corado e assado, verificando com um palito. Se o palito sair limpo, é porque está assado.




Para a calda:

½ xícara de açúcar mascavo
¼ de xícara de suco de laranja, ou de limão



Preparo da calda:

Leve ao fogo a água e o açúcar mascavo e deixe derreter bem e dar uma leve engrossadinha e retire do fogo. Note que a calda poderá engrossar muito e se isso acontecer, coloque um pouquinho mais de suco para deixá-la com aspecto de calda grossa.

Depois que o bolo estiver bem frio, despeje a calda por cima do bolo e sirva com um delicioso café preto ou chá.

Dicas:

Se você quiser, ao invés de calda, poderá fazer uma cobertura açucarada que é muito gostosa!

Em uma xícara, coloque uma colher (sopa) de leite e duas ou três colheres de açúcar demerara branco ou escuro, acrescentando algumas gotas de baunilha. A consistência tem que ficar grossa. Quando o bolo estiver frio, esparrame com o auxílio de uma colher, o glacê por cima do bolo. Essa cobertura vai secar e formar uma casquinha açucarada. É uma delícia!







4 comentários:

  1. Eta delicia ! Vou fazer no fds com certeza ! bjosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Milennium...

    Pode fazer, que vc vai adorar!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de doces que vão banana e maçã. Será que o meu ficará tão bonito como esse visual? Tem que ficar gostoso tb. né? Bjss "Maria Sororoca", Lídia Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidia... Claro que vai ficar tão bonito quanto esse, ou até mais, se usar de amor e criatividade!
      Bjks...

      Excluir