domingo, 25 de março de 2012

BOLO SEM GLÚTEN - FEITO COM BAGAÇO DA MANDIOCA E FUBÁ - 100% INTEGRAL

Você se lembra do manjar branco que foi postado semana passada? Para fazer esse manjar, usei leite de mandioca, certo? Quando extraí o leite da mandioca, sobrou o bagaço. ( Ver link de março, "Leite extraído da mandioca..." ) Como não gosto de desperdiçar nada, tive a ideia de aproveitar o bagaço para fazer um bolo. E não é que deu certo?! Ficou um bolo super gostoso, daqueles que combinam com um bom cafezinho... Aqueles cafezinhos da tarde, quando estamos preguiçosamente confortáveis, assistindo a um belo filme de final de semana... E aí vem a vontade de dar uma pausa... Saborear um delicioso bolo... 
Derrepente, inesperadamente, o interfone ou a campainha da porta toca... Visitas!!! E sua casa enche dos parentes de última hora, tirando a tranquilidade daquele momento... Mas, você, que é otimista e hospitaleiro, recebe a todos com o aroma aconchegante do café esfumegante... O que servir, além do café?! Esse bolo, claro! Com sabor caipira, da roça, nas quais você vai ser lembrado pro resto da vida!!! 

 





 










 Você sabia?

A mandioca é uma excelente fonte de energia, pois é constituída, basicamente, de amido. É uma das principais fontes de carboidratos nos países tropicais.
Possui vitaminas e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B e C. É uma boa fonte de fibras vegetais, que auxiliam no trânsito intestinal. Praticamente não possui gordura, o que é muito positivo para a saúde. Como não possui glúten, possui a vantagem de poder ser consumido pelas pessoas portadoras de doença celíaca. As folhas da mandioca são ricas em pro-vitamina A, vitamina C, ferro, cálcio e proteínas.

Ingredientes:

300g da pasta de mandioca, ou 1 ½ xícara (ver receita leite de mandioca)
150g de fubá, ou 1 ½ xícara
200 de açúcar mascavo, ou 1 ½ xícara
100g de óleo, ou ½ xícara
1 vidro de leite de coco (reserve 1 colher (sopa))
3 ovos inteiros
1 colher (sobremesa) de fermento pó
Erva doce

Preparo:

Numa tigela, coloque a pasta de mandioca, os ovos, o óleo, o leite de coco, açúcar, fubá e o fermento. Tudo nessa ordem. Misture muito bem e adicione a erva doce. Não se preocupe se ficar alguns gruminhos de mandioca. Acrescente por último, o fermento. Unte com óleo uma assadeira de furo no meio ou retangular, e polvilhe com fubá. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C, por uns 40 minutos, ou até que o bolo esteja assado e corado.

Se você quiser fazer uma caldinha rala, ou uma geléia bem suave para colocar por cima do bolo, também fica bem gostosinho.
 
Geléia

1 colher (sopa) de leite de coco (que você já reservou)
3 colheres (sopa) açúcar demerara
½ xícara de água
½ colher (sobremesa) de polvilho doce

Dissolva bem o polvilho na água e misture com o leite de coco e o açúcar e leve ao fogo para derreter o açúcar e engrossar a geléia. Deixe cozinhando por alguns minutos, até que o gosto do polvilho desapareça. Fica uma geléia suave. Se quiser mais doce, acrescentar mais açúcar. Fica ao seu critério.

Depois que o bolo estiver frio, desenforme e regue o bolo com a geléia, também já fria. O bolo não fica um bolo muito doce, ao contrário, é bem leve de açúcar, pois o açúcar mascavo não adoça tanto quanto o açúcar refinado comum. Por aí você vê como o açúcar comum é extremamente nocivo para a saúde, pois contém substâncias que deixam o açúcar muito mais doce.
 
Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 27/01/12
Fotos: Rubens Cunha

4 comentários:

  1. A sua criatividade é impressionante !!! Parabéns !!!
    Eugênia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eugênia! Pois é,Deus deu talento pra todo mundo... O meu é usar as mãos e a criatividade, e o seu, é essa voz maravilhosa!!!
      Bjs...

      Excluir
    2. Então vamos combinar assim, você cuida do corpo e eu da alma, ok ??? Bj.
      Eugênia

      Excluir