quarta-feira, 16 de maio de 2012

ALGUMAS DICAS SOBRE O MEL... ESSE LÍQUIDO DOURADO, DENSO... DE SABOR AGRADAVELMENTE DOCE...


Gente... Eu adoro mel! Sou fascinada e uma consumidora voraz desse líquido viscoso, dourado, com sabor inigualável! Como a natureza é sábia e como ela nos fornece alimentos tão ricos e maravilhosos, sem que precisemos fazer mais nada além de saboreá-lo do jeitinho que sai da colméia... E comer então, os pedaços do favo, extraindo todo o mel e sentindo o líquido denso e doce, descendo pela garganta... Que sensação deliciosa! Quer algo mais gostoso do que isso?! 
Fico imaginando... Como pode uns seres tão pequeninos assim, serem tão compenetrados ao ponto de produzirem essa guloseima, que nenhum confeiteiro faria igual?! É, a natureza sabe o que faz...

Mel 
Ramatís - Casa espírita e espiritualista, aonde você poderá encontrar mel puríssimo e outros produtos integrais - Rua Theodoro Horst, 129 - Tucuruvi, SPaulo / Fone: 2953-9388
 

Possui várias propriedades medicinais, além de sua qualidade como alimento. Apesar de o homem fazer uso do mel na maioria das vezes para fins terapêuticos, sua utilização deveria ser diária, como alimento único, de características especiais. Infelizmente, a população brasileira, de maneira geral, considera-o mais como um medicamento do que como alimento, passando a consumi-lo apenas nas épocas mais frias do ano, quando ocorre aumento de casos relacionados aos problemas respiratórios.  

Com a temperatura baixa, o mel puro pode se cristalizar, o que não ocorre com o “mel” adulterado. Caso não aprecie o mel cristalizado, (o que eu acho uma delícia) coloque a embalagem em banho-maria, pois o mel não é um alimento de forno/fogão, porque perde suas características nutricionais. Portanto, fiquem atentos quando comprarem, ou fizerem receitas com o uso do mel, assim como pão de mel, bolo de mel, etc., pois estará jogando dinheiro fora e não aproveitando seus nutrientes, a não ser, somente para dar sabor ao alimento.
Procure adquirir mel que venha envasado em potes de boca larga, para facilitar sua retirada, caso se cristalize. Mesmo porque, mel envasado em garrafas ou litros, cujos recipientes são reciclados e quase sempre em locais impróprios, são fontes não tão confiáveis.

 Valor Nutritivo

O mel é um importante complemento na alimentação humana, pois, além do alto valor energético, é um alimento rico em substâncias benéficas ao equilíbrio de nosso organismo, tais como vitaminas, minerais e aminoácidos. É o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais.

Importante!

Não pode ser consumido por crianças com idade inferior a 1 ano, podendo causar botulismo, causado por uma bactéria encontrada no mel.

Fonte: EMBRAPA e outras literaturas encontradas aqui... ou acolá...




7 comentários:

  1. Com o seu comentario me deu até vontade de tomar mel, viu? hehehe! vou la pegar na dispensa! :) bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pra atiçar mesmo! Mel é o alimento mais delicioso!
      Bjs procê!

      Excluir
  2. Deu vontade mesmo!! Delícia divina!

    ResponderExcluir
  3. amiga, já li, mas não saberia dizer a fonte, que o mel é o único produto natural que nunca se estraga e que as suas propriedades permanecem inalteradas e integras eternamente. William e eu tomamos mel todos os dias e temos esta preocupação descrita no seu blog, na hora da compra em escolher a melhor marca. beijo, querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thereza... Incrível isso, né?! É mesmo um alimento Divino, já que tem tantas propriedades assim e nunca se estraga.
      Eu tb consumo todos os dias, de manhã... Maravilhoso!
      Bjs amiga!!!

      Excluir