domingo, 27 de maio de 2012

BERINJELAS!!! ROLINHOS DE BERINJELA, RECHEADOS COM CARNE DE SOJA - 100% VEGETARIANO E INTEGRAL!!!



Berinjela não é um dos meus pratos favoritos. Só tem duas formas de prepará-la, nas quais gosto muito mesmo, que são as berinjelas fritas, ou o antepasto feito com cebolas, tomate, uvas passas, etc. Há muitos pratos preparados com berinjelas, mas para meu paladar, só me restavam fazer berinjelas fritas ou o antepasto. Como dificilmente faço frituras por questões bastante óbvias, resolvi fazer esses rolinhos de berinjela, que são muito gostosos e crocantes, já que a crocância geralmente é encontrada em frituras. Porém, nesse caso, consegui conciliar a crocância, com pouquíssima gordura. Não é legal isso?! 

Ofereço a um dos meus amigos do Ramatís, que disse adorar berinjelas!  Aí vai procê, Roberto, essa guloseima que parece fritura e não é tritura... Delíciaaaa!!!!! 


Por ser uma fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio,fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que atuam diminuindo a pressão sanguínea e prevenindo a arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.
Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral.
É também muito digestiva, nutritiva e laxante. Por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.

Dicas:

  • Para efeito medicinal, também pode ser usada cortada em pedacinhos com casca e colocada em um vasilhame de água na geladeira e beber 200 ml, 3 vezes ao dia (nos casos de crise, como diabete alta e hipertensão), e para manutenção, diminuir a dose. Não deve ser usada com frequência, para que não haja hipoglicemia ou outros problemas de saúde. Usar 15 dias e descansar uma semana e continuar , caso precise após exames médicos. 
  • Não deve ser usada para perda de peso, pois se a pessoa não tiver nenhum desses problemas de saúde como diabetes, hipertensão e outros, poderá ser danosa para a mesma, podendo causar, inclusive, baixa da hemoglobina, causando anemia.
  • As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais. Fonte: wikipedia.org/wiki/Berinjela


Ingredientes:

1 berinjela grande, bem firme
Água
1 colher (sopa) de sal marinho
100g de proteína de soja, ou 2 xícaras mais ou menos
1 limão grande
1 cebola
3 a 4 dentes de alho (opcional)
Salsinha, cebolinha
Azeitonas (quantidade de sua preferência)
1 colher (sopa) de choyo
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
1 ovo
2 colheres (sobremesa) de amido de milho
Pitada de sal marinho
Molho de pimenta dedo-de-moça

Preparo:

Ferva certa quantia de água e coloque a proteína de soja para ferver por 10min. Em uma peneira, lave bastante a soja, até que a espuma seja totalmente descartada. Faça novamente o mesmo procedimento, para poder retirar toda a espuma que porventura ainda houver. Coloque a soja em uma tigela e cubra com água quente e suco do limão e deixe no mínimo por uma hora, pois o limão vai tirar totalmente o gosto forte da soja!

Corte a berinjela no sentido do comprimento, em fatias mais ou menos finas. Em uma tigela com água e sal, acrescente as berinjelas cortadas. Para que elas não subam na superfície da água, coloque um prato, ou algum recipiente pesado, para que elas fiquem submersas na água, e assim, possa absorver o sal e não ficarem escuras. Deixe também por uma hora mais ou menos.

Depois desse tempo, lave bem a soja para tirar o gosto do limão e esprema num espremedor de batatas. Refogue o alho e a cebola e acrescente a soja. Em seguida, acrescente as azeitonas picadinhas e deixe refogando um pouco, e a parte, faça uma mistura com o choyo e o amido de milho e despeje na soja para dar uma leve engrossadinha. Deixe alguns minutos para tirar o gosto da farinha e desligue o fogo. Por último, coloque a salsinha e cebolinha picada. Reserve.

Misture o ovo com o amido de milho e bata com uma colher, até que fique uma massa firme. Coloque uma pitada de sal e reserve.

Retire as fatias de berinjelas da água e enxugue-as com um pano. Recheie as fatias com a proteína e enrole-as bem firme, tomando o cuidado para não saírem dos lados. Não se preocupe que sempre um pouco cai do lado, mas com jeitinho, você poderá ir contornando. Coloque um pouco de óleo em uma frigideira antiaderente e retire o excesso com papel absorvente. Passe os rolinhos nessa mistura de amido e coloque um a um, na frigideira, sempre tomando cuidado de deixar para baixo, o lado da dobra. Em fogo brando, vá dourando as berinjelas até ficarem bem douradinhas.
Não precisa usar palitos para prender, pois a própria massinha, dá firmeza aos rolinhos. Delíciaaaa!!!

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 13/04/12
Fotos de Rubens Cunha



2 comentários:

  1. Nossa, deve ser uma delicia, hein?
    Obrigada por mais esta receita!

    Abraços
    Nilza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é bom gostoso! Quando fiz, comi tudo sozinha, pode?!
      Bjs...

      Excluir