domingo, 3 de junho de 2012

PÃO INTEGRAL... PÃEZINHOS SEM LACTOSE, SEM OVOS, SEM GORDURA HIDROGENADA ...


Gente, até a "Betinha" vai querer ir pra cozinha e fazer esses pães!!! Desde que comecei a me alimentar de forma mais saudável, faço esses pãezinhos integrais toda semana para meu desjejum diário. Pães comuns de farinha branca, tipo francês, italiano, etc., eu adoro!!! Porém, deixo pra consumir somente em finais de semana, e aí, tiro a barriga da miséria...
Agora, se eu disser que esses pãezinhos são deliciosos, vocês acreditariam?! Pois é, nesse final de semana, alguns amigos do Ramatís e frequentadores da casa experimentaram e adoraram!!!
Taí... Tentem fazer, pois é muito simples, e se tiverem alguma dúvida, deixem seus comentários que respondo a todos, ok?!

Ramatís - Casa espírita e espiritualista, aonde você poderá encontrar produtos integrais de inteiríssima confiabilidade – Fone: (11) 2953-9388/2952-9888


Informações importantes... Você sabia? 

A farinha integral é rica em proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais como: cálcio, ferro e potássio. Por se tratar de uma farinha que não foram desprezados seus nutrientes que nela contém em 100%, é uma farinha mais pesada que a farinha comum branca, e, portanto, seu crescimento é mais demorado e não dobra de volume como a farinha comum. Por isso, convém manter a massa em lugares mais aquecidos, para que esse processo de crescimento haja mais rapidamente. Em dias frios, o crescimento é ainda mais demorado, portanto, não se preocupe. 

As sementes de linhaça contém ômega 3 e devem ser trituradas grosseiramente, para que se aproveitem melhor suas fibras e seu óleo seja dissolvido, possibilitando melhor aproveitamento de seus nutrientes e o intestino funcionando melhor. 

Prefira o fermento biológico de padarias, pois, a diferença de preço é gritante e você poderá comprar exatamente o peso necessário! Peça ao padeiro para abrir um pacote novo, ao invés de usar um fermento que foi aberto um dia anterior. O motivo, é que o pão integral é muito sensível e se o fermento foi aberto um dia antes de preparar o pão, vai dar muita diferença em seu crescimento.

Se você quiser congelar, poderá fazer sem problema nenhum! Depois de frios, coloque-os em saquinhos plásticos e congele-os. Quando for consumir, ou retire com antecedência de meia hora para descongelar, ou embrulhe em um guardanapo de papel ou papel toalha e leve no micro ondas por uns 20 a 30 segundos, se quiser que fique em temperatura ambiente. Se esquentar muito, depois que esfriar, a massa do pão fica mais dura, ok?

Depois que os pãezinhos dobrarem de volume, coloque-os para assar imediatamente, pois se passar o tempo necessário para crescerem, dará efeito contrário, ou seja, quando começarem a assar, ao invés de eles crescerem, eles vão esparramando dos lados e ficam achatados.


VAMOS Á RECEITA?!

 Ingredientes:

1 kg aproximadamente de farinha de trigo integral;
600 ml de água morna;
100 ml de óleo comum;
50g de fermento biológico;
2 colheres (sopa) açúcar mascavo;
1 colher (sopa) rasa de sal marinho;
100g de linhaça triturada (não moída)

Preparo:

Numa tigela grande, coloque o fermento. Junte o açúcar e o sal. Com uma colher, dissolva bem o fermento, até virar líquido. Acrescente as sementes de linhaça trituradas, o óleo e um pouquinho de água morna. Adicione um pouco de farinha, mais um pouco de água e sempre mexendo, vá adicionando farinha, água, até sentir que a massa esteja numa consistência não muito dura e nem muito mole. Não use toda a farinha, reservando um pouco para agregar na hora de amassar a massa. Deixe a massa crescer dentro de uma vasilha e coloque essa vasilha dentro de um saquinho plástico e feche as pontas com araminho, ou, coloque a massa diretamente no saquinho. Cubra ainda com uma toalha e coloque dentro do forno micro ondas ou forno comum, mas sem acender ou ligar o forno. Deixe a massa descansar, até que quase dobre de volume. (pão integral, dificilmente vai dobrar de volume).

Quando a massa crescer, coloque-a numa superfície, acrescentando mais farinha aos poucos e amassando até que fique macia e com bolhas. Não se assuste se ela grudar nas mãos, é assim mesmo! Passe um pouco de farinha nas mãos e proceda conforme acima. Para ver se a massa tem bastante bolhas, corte algumas partes com uma faca. À medida que for amassando, as bolhas vão aumentando e isso deixa o pão mais macio. Coloque os pãezinhos numa assadeira enfarinhada, respeitando uma distância entre um e outro, para terem espaço para crescerem. Cubra com um saquinho plástico aberto, coloque dentro do forno (desligado) e deixe crescer novamente. Após dobrarem de volume, leve ao forno médio (180º C) pré-aquecido. Após 20 min., verifique se já estão corados e assados. Eles ficam bons, quando estiverem bem coradinhos.

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em março/2009
Fotos de Rubens Cunha


6 comentários:

  1. Oi, Graça. Se eu quiser assar como um bolo ao invés de fazer os pãezinhos, eu posso ?
    Bj.
    Eugênia

    ResponderExcluir
  2. Oi Eugênia! Claro que pode!!! Você pode fazer um pão grande, mas recomendo, pelo menos, dividir a massa em duas e fazer dois pães. Ou colocar a massa em forma própria para pão, tipo forma de bolo inglês. Se vc fizer um pão grande, aí é mais difícil pra congelar, pq vc tem que descongelar todinho, pra comer uma ou duas fatias. Se deixar na geladeira por uma semana, ele resseca. Então, sugiro que faça o pão grande e corte em fatias e congele uma a uma em aberto, depois coloque as fatias congeladas num saquinho. Ai sim!!! Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A forma de bolo inglês é legal. É que as pontinhas dos pãezinhos deixam os pães meio durinhos. Vou tentar. Bj.
      Eugênia

      Excluir
    2. Bom entretenimento! Depois você me diz se ficou gostoso, ok?
      Bjs...

      Excluir
  3. Oi Graça!

    Adorei!!! Posso fazer metadade da receita? Seria só usar metade dos ingredientes ou isso altera a proporção da receita? É que lá em casa o forno é pequeno...rs

    bjs
    Nilza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilza!

      Você pode sim, fazer a receita pela metade. Não vai alterar em nada, até porque, vc estará fazendo um teste, sentindo a diferença da farinha integral da farinha comum, que tem reações diferentes uma da outra. Me conta depois como ficou, aqui mesmo nos comentários, assim outras pessoas também ficarão sabendo! Boa fornada de pães... rsrsr... Qualquer coisa, tô aqui se precisar tirar dúvidas!
      Bjs!

      Excluir