domingo, 20 de maio de 2012

BOLINHOS DE ARROZ INTEGRAL E CARNE DE SOJA (PROTEÍNA DE SOJA TEXTURIZADA) - 100% INTEGRAL!!!



É muito difícil eu fazer fritura, mas de vez em quando, não resisto... Sou adepta da comida saudável, e todos nós sabemos que fritura não é nada saudável, mas, infelizmente, não sou de ferro, e, quando começo a salivar muito e a saliva começa a dar sinais de que é preciso contê-la, aí preparo algum alimento que seja frito, só pra matar a vontade. Agora, cá entre nós... Fritura é uma delíciaaa! Porém, dá pra fazer uso vez ou outra, não abusando dessas guloseimas fritas, que são péssimas à saúde!
Dessa vez resolvi fazer bolinhos fritos, porque estava morrendo de vontade de comer bolinhos fritos!
De qualquer forma, apesar de serem fritos, é menos mal, pois foi feito com arroz integral e carne de soja (proteína de soja texturizada), semelhante à carne moída na sua aparência.
Para aqueles que são vegetarianos e não se incomodam de comer fritura algumas vezes, está aí uma receita muito gostosa! Agora, se você preferir não fritar esses bolinhos, não tem problema algum, é mais saudável e pode ficar tão gostoso quanto! É só preparar um molho de tomates bem gostoso, aquele molho caseiro, feito em casa, não esses enlatados, pelo amor de Deus! Faça o molho e coloque os bolinhos e deixe-os cozinhando, absorvendo os temperos e o sabor do molho.Se quiser ainda, poderá colocar folhinhas de manjericão no molho, que aí sim, estará perfeito!
Pronto, taí... Fácil, simples, saboroso e mais saudável que o frito!!!



Ingredientes:

50g de proteína de soja, ou 1 xícara
1 limão
2 xícaras de arroz cozido integral
1 ovo
1 cebola
2 a 3 dentes de alho
4 colheres (sopa) de aveia em flocos
Salsinha e cebolinha
Sal marinho
Pimenta do reino (opcional)
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar

Preparo:

Ferva certa quantia de água e assim que a água ferver coloque a soja sem lavar e conte 10 minutos quando começar a ferver novamente. Desligue o fogo e escorra em uma peneira, e com jato forte de água, retire toda a espuma que se formou. Ferva outro tanto de água e numa tigela, cubra a soja com essa água e adicione suco do limão e deixe descansar por 1 hora mais ou menos. Após, escorra a água e lave bem a soja, até sair o gosto do limão. O limão é para retirar o sabor um tanto forte da soja. Esprema a soja em um espremedor de batatas, até que fique bem sequinha.
Numa tigela, coloque a soja e o arroz. Misture bem, acrescente o ovo, mexa, e em seguida, acrescente todos os outros ingredientes. Deixe descansar por no mínimo, meia hora, que é para absorver o sabor dos temperos, e hidratar a aveia, que vai amolecer, estufar e facilitar o preparo das bolinhas.
Faça as bolinhas, passe na farinha de rosca e frite em óleo bem quente, até ficarem douradas. Escorra em papel absorvente.





Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 05/04/12
Fotos de Rubens Cunha









6 comentários:

  1. que delícia Graça... acho que vou fazer amanhã... tenho arroz integral, a proteína e a aveia! Gostei da sugestão... depois te digo se gostaram aqui... Fizemos hamburger e kibe de soja e todos aprovaram... vou fazer o bolinho tb... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana... Que legal que vc está fazendo algumas receitas minhas! Viu como não é difícil e dá pra encarar de vez em quando sem uso de carne?! Depois vc me conta do bolinho, e se ficou gostoso!
      Beijão!!!

      Excluir
  2. Bom dia "Maria Sororoca". Essa sugestão, também cai bem para "Petiscos de Bares" - está em alta! A minha irmã Vilma, faz tb pratos vegetarianos deliciosos....uhmmmmm deu fome. Esse bolinho Graça, eu faço tb. no café da tarde......com esse tempinho...uhum....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidia Maria é muito gostoso mesmo, esse bolinho. Aproveita que deu fome, e faça hoje mesmo!! rsrsrs....
      Beijão grande!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Rodrigo... É verdade! Faça, depois você me conta como ficou...
      Beijão grande!

      Excluir