domingo, 4 de novembro de 2012

CEBOLAS E AZEITONAS EM CONSERVA

Gente... Tentem preparar essa conserva de cebola, que é bem diferente de tantas outras que encontramos em supermercados, ou em lojas de conserva!

Juro por todos os meus botões, de que essa cebola em óleo, é um "Manjar dos deuses!!!"
Quem quiser acompanhar com pão integral, é maravilhoso, pois estará se alimentando de algo extremamente saudável, e, tão ou mais gostosa que una boníssima mozzarella, provolone... etc... etc... etc...

Quem quiser acompanhar com um belíssimo pãne italiano... Dio Santo! Porca de la miséria! Io no te conto, perquê, impossíbele tentar passar o sabore questa cosa me fá sentire! Cáspita!!! 




Uma dica bem bacana é colocar azeitonas verdes em um vidro de conservas e cobrir com óleo, de preferência prensado a frio (que não foi passado por altas temperaturas). Deixe, no mínimo, uns quinze dias e o óleo estará com um gosto delicioso de azeitonas. Se você for preparar algum prato que vá uma quantidade maior de óleo, ao invés de utilizar azeite que é bem mais caro, você utiliza esse óleo, que dará um sabor bem diferenciado!

Faça a mesma coisa com cebolas. Corte cebolas em rodelas meia lua, tempere com orégano, ou folhas ou galhinhos de manjericão, e cubra com óleo prensado a frio, ou com azeite extra-virgem. Vocês não tem a noção de delícia que é isso! A cebola vai amolecer, curtir e será um antepasto delicioso, ou um sanduíche e tanto! Na hora de servir, coloque sal marinho e coma com pão integral, o pão de seua preferência, e você nem sentirá falta de mais nada!!

 Azeite de oliva extra-virgem é excelente, mas não deve ser levado para cozimento, pois perde suas propriedades. É um óleo prensado a frio, isto é, que não é levado a altas temperaturas, portanto, é um óleo não saturado. Ideal consumir em saladas, ou em pratos depois de prontos. É ótimo para reduzir colesterol ruim. Óleos de girassol, milho, algodão, também são óleos prensados a frio, e, da mesma forma que o azeite, não se deve levar ao fogo para cozimento dos alimentos. Há pessoas que usam esse óleo para preparar suas refeições, acreditando que estão protegendo sua saúde, por se tratar de um óleo bem mais saudável. Que é um óleo bem mais saudável que os óleos comuns, isso é verdade, mas consumido in natura. Minha sugestão é usar óleo comum mesmo para o preparo de refeições quentes, usando pouquíssimo óleo. É bobagem usar óleos que são bem mais caros e que vão saturar do mesmo jeito. Reserve esses óleos vegetais prensados a frio, para fazer conservas, preparo de maioneses, etc.  

Dicas de Rubens Cunha
Fotos de Rubens Cunha












14 comentários:

  1. hoje mesmo vou preparar a cebola...
    vou experimentar com cebolas pequenas, cortadas ao meio... aqui a gente encontra facilmente uma cebola chamada shallot - pequena, de formato entre o redondo e o comprido - bem mais cara do que a cebola do dia-a-dia.. dado o preço, é tida como uma especiaria que gourmandes usam para pratos especiais... nunca comprei, mas hoje vou aproveitar sua receita e me dar esse luxo pra comer uns sanduíches elitizados durante a semana... com os panes de sua sugestao e sardinha que consumo em substituiçao aa carne vermelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nê... Gostei da ideia de vc preparar essas cebolas. Realmente é muito gostosa. Pra quem gosta de cebola, é tudo de bom!
      Bjs...

      Excluir
  2. Amadeu - Piracicaba

    Graça - essa cebola com azeitonas é a mesma que aquela mulher da semana passada comeu, e depois de tres dias morreu? Foi ?
    Se for dessa minha filha, vou comer muita ! A mulher morreu de vontade de comer de novo porque estava muito boa, gostosa. Eita, adoro cebola curtida. Experimentarei co certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente essa! Um pouco antes de morrer, ela disse que ia puxar sua perna, e, ainda, iria esborrafar um bafo daqueles, antes de partir pra última morada!!! kkkkkkkkkk!!!!!!
      Bjs... querido!

      Excluir
  3. Essa cebola deve ficar demais! Que boa idéia para acompanhamento de lanches saudáveis neste dias tão quentes! Adorei, vou fazer pra ontem, e vou aproveitar a sugestão do comentário acima e usar essa cebola shallot também!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nat... A única coisa que sei dessa cebola, é que os americanos e os inglêses usam muito! Tem aqui no Brasil pra vender?!
      Tente fazer, depois deixe seu comentário como ficou, pra que outros também se entusiasmem, pois tenho certeza que vai ficar bom!
      Bjs...

      Excluir
  4. NON CREO, CÁSPITA !!! Oi irmã, bom dia! Estou empenhada na cozinha, que so vendo! Farei a cebola hoje mesmo, já que comprei uns vidros bonitos. Não precisa levar a geladeira depois de pronto, certo? Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm... Acho que não precisa levar à geladeira, porque a conserva em óleo. Costumo deixar na geladeira, pq é mais prático!
      Depois vc me conta como ficou?!
      Bjs...

      Excluir
  5. Testando....por que saiu anônimo?!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque vc é uma inhanha... kkkkkkk!! Não colocou seu nome e saiu como anônimo!

      Excluir
  6. Chalota http://pt.wikipedia.org/wiki/Chalota
    pra quem quiser saber sobre a tal cebola chique... sabor é entre o alho e a cebola, boa parceria, hein?

    ResponderExcluir
  7. No mínimo qtas. horas/dias devemos deixar a cebola marinando no óleo antes de a comermos? Calculei 48 horas... e 24 horas já se passaram de qdo coloquei a cebola chalota (shallot) no óleo bem temperadinho! Comprei pao sem glúten e sem tudo qto é tranqueira pra comer com chorosa.

    ResponderExcluir
  8. Nossaaaa!! Não tinha vista esse seu comentário, Nê. Você tem que deixar mais ou menos uns quinze dias no óleo, mas não é pra colocar cebola, somente orégano, ok?

    ResponderExcluir
  9. A pessoa que não consome laticínios e nem ovos, não consome carne vermelha e nem branca e nem ave; come peixe, grãos, vegetais e frutas como ela é ‘classificada’ em termos de dieta? -- Encontrei macrobiótica, vegano, vegetariano, pescatariano MAS não encontrei um termo específico para a alimentação a que me refiro, i.e. comer peixe (não carne vermelha nem branca nem aves, nem laticínios e nem ovos), comer cereais e graos em geral, vegetais e frutas. Durante dois meses nessa dieta (comendo qq tipo de carne inclusive frango uma vez por semana) meu colesterol baixou de 237 para 179 e emagreci 5 quilos. Comecei a checar meu colesterol aos 40 anos e, mesmo estando no peso ideal para minha altura/idade, meu colesterol estava sempre entre 190 e 200. Agora que estou passadíssima dos 40 e tantos... passadíssima do peso ideal, dou com o colesterol 179 !!!!!

    ResponderExcluir