segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EMPANADOS DE SOJA EM GRÃOS E MANDIOCA GRELHADOS - 100% NATURAL... IDEAL PARA SELÍACOS E PARA AQUELES QUE NÃO CONSOMEM LACTOSE E NÃO CONSOMEM OVOS.


Gente, a proposta do meu blog, não é somente não consumir carne. É muito fácil preparar pratos que contenham substâncias gordurosas, como queijos, cremes de leite, leite condensando, margarinas, manteigas, etc., mas é bem mais difícil, encontrarmos alimentos sem esses ingredientes e serem tão saborosos!  
Como sou muito gulosa e exigente com relação a comidas saborosas, e não querendo deixar de ter esse prazer que é o da gula, comecei a desenvolver pratos que fossem tão saborosos, quanto essa enxurrada de receitas que vemos pela internet. Nada contra, mas não é esse meu objetivo. Portanto, aviso aos navegantes, que minhas receitas são cem por cento integrais, vegetarianas, e não uso nenhum condimento industrializado, assim como molhos prontos, temperos, enlatados, etc.etc.etc.
Minha proposta é utilizar o mínimo possível de alimentos industrializados, pois eles contêm muito sódio, conservantes, sabores artificiais...
Garanto a vocês, que, embora não use nenhum desses ingredientes que realmente são muito gostosos, minhas receitas sem o uso desses ingredientes nocivos, ficam deliciosos mesmo! Você não sentirá a falta do recheio de leite condensando, do creme de leite, dos queijos...
Dá pra comer muito gostoso, e ainda, sem culpa! Aproveitem, então... 
 



Ingredientes:

100g de grãos de soja, ou ½  xícara
150g de mandioca cozida e espremida no espremedor, ou 1 xícara bem cheia
Cheiro verde à vontade
1 cebola bem picadinha
Sal marinho
2 colheres (sopa) de azeite
Pimenta dedo de moça

Ferva certa quantia de água e após levantar fervura, acrescente a soja e deixe ferver por 10minutos. Jogue fora essa água e leve a soja para cozinhar na pressão por 40minutos. Depois de cozidas, coloque-as numa tigela e lave bastante em água com jato bem forte, para tirar o excesso das pelinhas da soja que se soltam e o excesso de espuma que se forma no cozimento. Processe a soja em um processador, até virar uma pasta densa. (Se não tiver processador, faça no liquidificador mesmo, utilizando um pouquinho de água para poder bater).


Agregue a massa de soja com a massa da mandioca e coloque todos os temperos ao seu gosto, e misture muito bem, até sentir que a massa está firme e com o sabor do seu agrado.

Faça  bolas de tamanho médio e achate com as mãos. Coloque uma a uma numa frigideira de ferro ou antiaderente, com um pouquinho só de óleo e deixe grelhar. Sirva com arroz, feijão e uma salda verde.

DICAS:

Se você quiser fritar, ao invés de grelhar, proceda conforme abaixo:

Para empanar: bata uma clara de ovo, e, com as mãos mesmo, passe a clara nas bolinhas achatadas e depois passe na farinha de rosca.

Se você não pode consumir glúten e nem ovos, passe os salgados no amido de milho e frite. Fica super crocante! 

IMPORTANTE... NENHUMA FRITURA É SAUDÁVEL! A gordura de que precisamos em nosso organismo, não são essas gorduras 
saturadas; existem vários alimentos que se transformam em gordura saudável quando as consumimos.

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 09/06/12
Fotos de Rubens Cunha





5 comentários:

  1. E salada de mandioca? Gostosooooo.. cozinhe a mandioca e ainda quente tempere a gosto... bastante cheiro verde! Tb pode fritar alho fatiado e jogar por cima da mandioca devidamente temperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandioca é bom de qualquer jeito! Tenho o hábito de cozinhar a mandioca, regar com um bom azeite... hummmmm... hummmm... E mandioca frita, então?! É uma delíciaaa!!! Pena que é fritura, e não dá pra comer sempre. Por isso, tento fazer pratos gostosos com mandioca, pra não ficar só nessa de mandioca frita...

      Excluir
    2. Por mais que eu aprecie algum alimento frito, nao me vale a pena comer pelo mal estar que sinto em seguida... seja problema com a vesicula ou com o fígado, fico com a boca amarga e com o estômago estufado, a digestao fica emperrada.

      Excluir
  2. Doença Celíaca
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cel%C3%ADaco

    ResponderExcluir
  3. hum... toindo pra igreja uvir o sermao do padre e até pensei em deixar o almoço a meio caminho andado, mas qual o quê... a receita que vem daí ainda tá no forno, é isso? :)

    ResponderExcluir