domingo, 27 de novembro de 2011

EMPANADOS CROCANTES DE ARROZ INTEGRAL DE FORNO



Gente, fritura é muito gostoso, não é verdade?  Quem não gosta de bolinhos fritos, salgadinhos de festa, ei?! Eu adoro!!!  Pena que não dá pra comer todos os dias... Ficam restritos somente a finais de semana, como é o meu caso, e, acredito, como no caso de muitos ou daqueles que estão realmente querendo aderir a uma alimentação saudável e menos “engordativa.”
Mas são muito chatas essas restrições, principalmente para aqueles que adoram comer coisas gostosas e são obrigados a se sujeitarem àquelas comidinhas insossas... Pensando nisso, desenvolvi esses empanados, que, honestamente, saciam e muito, a vontade da fritura, porque parece que foram fritos, mas na realidade, passaram somente pelo forno e com pouquíssima gordura!
Ficam crocantes e deliciosos e o sabor da ricota defumada, faz lembrar o queijo provolone que é muito gorduroso e que foi substituído pela ricota, que é bem menos gordurosa.
  
Você sabia?

As ervilhas de uma forma geral são bastante nutritivas. É um alimento de fácil digestão e possui sais minerais como cálcio, ferro, potássio, enxofre. Além disso, esta leguminosa é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Se você se sentir cansado e lento, inclua na sua alimentação, maior número de vezes. São também uma boa fonte de ferro, que ajuda na anemia, fadiga, e problemas de aprendizagem.

 Fonte: www.i-legumes.com


Arroz integral contêm 23% de cálcio.
O arroz comum contém somente 2% de cálcio!
O sal marinho contêm 83 minerais.
O sal comum contém 2minerais, sendo que o restante é sódio.

Fonte: Dr.Sidney Federmann - Terapêutica Médica Nutricional

O  arroz integral é um dos alimentos mais nutritivos na culinária natural. Por isso, tem tradição entre diversos povos há milhares de anos, constituindo o alimento básico de metade da população mundial.
Ele contém uma película de fibras insolúveis que aumenta o período de saciedade, sendo indicado para aqueles que procuram perder peso. Essa película também é responsável pelo melhor funcionamento do aparelho digestivo.
A vitamina B1 está presente no arroz integral e é conhecida por seus benefícios para os músculos, o sistema nervoso e o coração. Além disso, essa substância é importante para o metabolismo de carboidratos, é essencial para aguçar a capacidade de aprendizado e a energia, e para o crescimento normal.
O arroz integral é rico em nutrientes e fibras, ideal para uma alimentação mais balanceada e nutritiva, devendo-se optar pelos integrais, com o mínimo de industrialização e refinamento possível.
Este grão saboroso e nutritivo, indispensável em cardápios vegetarianos, evita disfunções intestinais, auxilia o metabolismo da glicose em diabéticos, protege o sistema nervoso, participa do metabolismo de contração muscular, possui 1,5g de fibras em 50g do grão enquanto o arroz branco possui apenas 0,03g. Além de todas essas funções, o arroz integral pode ser consumido pelos celíacos, pois não contém glúten. 

Fonte: www.shvoong.com/medicine-and-health/arrozintegral


Ingredientes;

2 xícaras de arroz integral cozido, ou 300g mais ou menos;
1 ovo;
100g de ervilhas in natura, ou 1 xícara mais ou menos;
50g de ricota defumada;
Sal marinho;
Molho de pimenta dedo de moça (opcional)
Salsinha;
1 ovo para empanar;
Farinha de rosca para empanar;
4 colheres (sopa) de óleo.

Preparação:

Num processador, processe o queijo defumado até ficar bem moidinho. Numa tigela, coloque o arroz e o ovo e mexa bem. Acrescente o queijo e misture muito bem, até ficar uma mistura homogêmea e firme. Se sentir que a massa ficou muito mole ou muito seca, acrescente, ou mais um pouco de arroz e queijo, ou um pouco de leite, ou mais um ovo. Tudo isso, se achar necessário!
Essa massa é para moldar nas mãos, porém, ela vai ficar um pouquinho grudenta, mas untando as mãos com óleo, fica fácil. Acrescente o sal, a pimenta ao gosto, a salsinha bem miudinha e por último, agregue as ervilhas e mexa muito bem.
Numa vasilha funda, bata um ovo inteiro. Em outra vasilha funda e de tamanho médio para grande, encha de farinha de rosca. Com o auxílio de uma colher, pegue porções dessa massa, faça bolotas nas mãos (untadas de óleo) e dê uma achatada, esparramando nas mãos, de uma forma que elas fiquem maiores e com aparência de hambúrgueres pequenos. Quanto mais achatadinhas ficarem, mais finas e mais crocantes ficarão.
Para empanar as porções, ao invés de colocar essas porções no ovo, você vai molhar as mãos no ovo batido e passar nas porções e jogando essas porções na tigela com a farinha de rosca, sempre ajeitando com as mãos. Não faça todos de uma vez. Pegue 5 ou 6 porções, faça o procedimento, ovo e farinha e recomece novamente, até terminarem as porções.
Cada vez que você for colocar ovo nas porções, lave as mãos sujas de farinha, senão vira uma massaroca. 
Unte uma assadeira de tamanho médio, com 2 colheres de sopa de óleo. Pegue cada porção, coloque na assadeira e pressione com as mãos, para que os empanados absorvam um pouco da gordura. Retire os empanados da assadeira e coloque mais duas colheres de óleo e esparrame com as mãos. Coloque os empanados novamente na assadeira, mas com o outro lado que não tem gordura e pressione novamente com as mãos. Leve ao forno pré-aquecido acima de 200º C, até que fiquem bem dourados e crocantes. Se achar necessário, vá virando os empanados para dourarem dos dois lados.
  
Dicas: Você poderá colocar 2 colheres de óleo, ao invés de 4 como diz a receita. Tente, experimente, quanto menos gordura, melhor!





2 comentários:

  1. Eu fiz essa receita e ficou deliciosa. Agora só utilizo sal marinho (muito mais sudável). E é assado....comi sem culpa!

    ResponderExcluir
  2. Oi anônimo... Que bom que vc fez e ficou delicioso, esses empanados!
    Tomara que vc continue acessando minhas receitas!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir