sexta-feira, 11 de novembro de 2011

NHOQUE DE BATATA DOCE COM ESPINAFRE

  Você sabia?

A batata doce possui vitaminas A, essencial à saúde dos olhos, da pele e do aparelho respiratório. Contém vitaminas B1 e B5, que auxiliam na regulação do sistema nervoso e aparelho digestivo, pois contém também, muitas fibras.
 Espinafre é excelente fonte de ferro e contém grande quantidade de fibras.




 Esse nhoque, é bem diferente dos que são feitos com batatinha, que são deliciosos, porém, apesar da batata doce ser bem mais calórica que a batatinha, seu teor energético é distribuído de uma forma mais harmoniosa e saudável no organismo, ao contrário da batata comum, cujo carboidrato se transforma em gordura que não é saudável, podendo causar mais excesso de peso.


Ingredientes:

500g de batata doce
1 xícara de espinafre cozido, cortados bem miudinhos
50g de farinha de trigo integral, ou ½ xícara (chá)
1 ovo
2 colheres de azeite
Sal marinho

Preparo:

Cozinhe as batatas com a casca, no vapor. (ver dicas na primeira postagem)  
Quando estiverem bem amolecidas, retire a casca e esprema em um espremedor de batatas, ainda quentes. Enquanto isso, prepare o espinafre. Corte o espinafre junto com o talo, bem miudinho. Dê uma pré-cozida no vapor, deixando no máximo por uns 3 minutos. Esprema o espinafre em um espremedor de batatas, para retirar toda a água, deixando bem sequinho, pois isso faz toda a diferença para que a massa fique mais firme.
Em uma tigela, acrescente as batatas amassadas e todos os outros ingredientes. Por último, o espinafre. Com o auxílio de uma colher, vá agregando delicadamente os ingredientes. Não se preocupe se grudar um pouquinho nas mãos.
Você poderá trabalhar os nhoques numa mesa enfarinhada com farinha integral, ou colocar num saquinho plástico de confeitar.

Na mesa: divida a massa em bolotas e faça cobrinhas. Corte em quadradinhos e com o auxílio de um garfo, pressione os nhoques, de uma forma tal, que eles dêem uma enroladinha. É um pouco mais trabalhoso, pois você precisará sempre estar adicionando farinha, correndo o risco também, de ficar com gosto um pouco mais forte da farinha integral.

No saquinho: picote a ponta do saquinho para ficar com uma abertura mais grossa e adicione a massa dentro do saquinho. Pressione-o com as mãos e com o auxílio da costa de uma faca, vá cortando os nhoques por sobre água fervendo com sal. O tamanho dos nhoques, você é quem decide. Particularmente, gosto de nhoques maiores, senti-los na boca com satisfação!

Conforme eles forem subindo na água, vá retirando com uma espumadeira e deixe escorrer a água num escorredor de macarrão.

Em um pirex, coloque um pouco do molho de tomate que você já preparou anteriormente (ver receita do molho).  Acrescente porção de nhoques, mais molho, porção de nhoques... Assim, sucessivamente. Se quiser colocar queijo ralado em cada camada de molho, poderá fazê-lo, mas aí, você incorrerá no erro de não servir um prato 100% integral e natural! Leve ao forno para gratinar (se colocar o queijo) e/ou ao forno microondas para reaquecer, pois eles esfriam, no decorrer do processo.

Dicas:

Se for congelar, deixe-os esfriar primeiro. Em uma assadeira untada com óleo, adicione os nhoques e coloque um pouquinho de óleo, misturando-os muito bem. Separe um do outro para não grudarem e leve ao freezer para congelar em aberto. Depois de congelados, retire-os e coloque-os em saquinhos e leve-os ao freezer novamente. Quando for usá-los, retire-os do freezer e deixe-os descongelando no refrigerador. Na hora de consumir, regue com o molho de tomate.






3 comentários:

  1. Boa tarde Maria Sororoca! Hoje usei batata doce e outros legumes na sopa do meu netinho Gabriel (8 meses). Não sabia que a batata doce era tão rica em vitamins, ferro, fibras e etc. Eu tb. acrescentei folhas de alface na papinha dele. Como não coloquei carne vermelha, cozinhei uma ovo e amassei a gema na sopinha. Gabrielzinho papou tudinho. Eu tb. uso espinafre nas papinhas dele. Bom domingo amiga "MARIA SOROROCA"! Abrção, Lídia Maria - Piracicaba - SP

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Vi no face book de amiga a receita do nhoque de batata doce e entrei no seu blog e tirei a receita. Fiz e fiz sucesso. Aqui em casa todos gostamos e a experiência foi muito boa, com pedidos de quero mais. Parabéns pelas dicas.
    Célia - SP

    ResponderExcluir
  3. Oi Celia...

    Muito obrigada por ter entrado no meu blog e ainda mais, ter experimentado minha receita do nhoque de batata doce! Parabéns pela experiência e pela sua família ter aprovado!
    Continue acessando meu blog, porque vai haver muitas recetas gostosas... Estou postando as receitas aos poucos e as mais smples. As melhores ainda virão! Fique atenta!!!

    Beijos no seu coração!

    ResponderExcluir