segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SOPA CREMOSA DE CENOURA E AVEIA

Oi gente!  Me deu uma vontade de tomar uma sopinha quente... Apesar de estarmos em novembro, esse friozinho de São Paulo está pedindo uma sopa cremosa, bem gostosa!!! Que tal, ei?!


                                DELICIOSA!!!


















Você sabia?

A aveia é um cereal rico em diversos nutrientes, como magnésio, zinco, cobre, manganês, ferro, cálcio, proteínas, vitaminas (B e E) e carboidratos. Contém bastante fibras que serve para varrer os intestinos e melhorar funcionamento intestinal.
A cenoura tem uma grande sobrecarga de vitamina A. Contém vitamina B, que estimula o organismo. Tem também vitamina C, responsável por estimular as defesas do organismo contra certas doenças.
Contém ainda sais minerais como, ferro, cobre, iodo, cálcio e magnésio.



Ingredientes:

1 litro de água
3 cenouras grandes
1 tomate maduro
3 a 4 dentes de alho
1 cebola grande picada
Fio de óleo
4 colheres (sopa) de aveia
Sal marinho
Salsinha e cebolinha

Preparo:

Corte as cenouras em pedaços pequenos e leva a pressão com a água e cozinhe por cerca de 15minutos, ou até que estejam bem cozidas. Bata as cenouras no liquidificador junto com o caldo. Numa panela, (de ferro) refogue o alho, a cebola e o tomate picados e despeje a mistura de cenoura. Deixe ferver até que a espuma que se forma, desapareça. Acrescente a aveia, tampe a panela e desligue o fogo. Depois de meia hora mais ou menos, a aveia cresce de volume, estufa, e o caldo fica mais encorpado, bem cremoso mesmo. Na hora de servir, ligue o fogo novamente, acrescente a salsinha e cebolinha e deixe por alguns segundos no fogo. Se achar necessário, acrescente mais água, ou ainda, mais aveia, se preferir mais encorpada. Fica ao seu critério e ao gosto de seu paladar!

Dicas: 

Dê preferência à panelas de ferro, ou de barro, pois conservam por mais tempo o calor do alimento e também é mais saudável que as panelas de alumínio. As panelas de ferro cozinham mais rapidamente, otimizando seu tempo e energia de gás.







2 comentários:

  1. Oi Graça -"Maria Sororoca"! Como vc. está linda nesta foto, seu sorriso está lindo! Estou na cidade de Dracena, a penultima cidade do Est. de São Paulo - depois vem Panorama e Mato Grosso do sul. Estou a 7/8 horas da minha cidade. Bom, estou no Hotel Dracenas, e estou mostrando o seu blog, suas receitas p/ a gerência e o pessoal da recepção. Estou divulgando por que me sinto lisonjeada em mostrar que minha irmãzinha Graça, é super talentosa na arte dos bons sabores! Beijos....e coloque uma foto sua mostrando o prato preparado...hum deve ficar bonito e gostoso! Lídia Maria

    ResponderExcluir
  2. Oi irmã querida... Ocê e suas viagens... Obrigada pelo elogio..., mas elogio de irmã, vale?!
    Bom, como gosto de cozinhar e comer muito bem, isso ajuda muito que as minhas receitas sejam gostosas, porque a auto crítica, ajuda a me aperfeiçoar, já que, quando não gosto de algum prato que faço, procuro melhorar e diferenciar, talvez seja esse o segredo da boa culinária e/ou qualquer outro trabalho. Tem que ter paixão ao que fazemos, pois é isso que faz toda a diferença!!!
    Beijos no seu coração...

    ResponderExcluir