domingo, 18 de março de 2012

MANJAR BRANCO COM LEITE EXTRAÍDO DA MANDIOCA - 100% INTEGRAL



Este manjar é ideal para quem não quer e/ou não pode consumir leite animal. É muito... Muito gostoso mesmo! Vale a pena tentar fazer e comer sem culpa!!!
Se você quiser experimentar fazer com o leite de soja, experimente, mas não posso garantir se ficará tão gostoso quanto esse, pois não testei dessa forma!





















Depois que você extraiu o leite de mandioca (ver link "Leite extraído da mandioca"), você irá fazer manjar branco, que não é tão branco assim, porque, a mandioca na qual usei, era amarela, pois, a mandioca branca é muito difícil de encontrar. Se você conseguir achar a branca, ela é bem mais saborosa!

Você sabia?

A mandioca é uma excelente fonte de energia, pois é constituída, basicamente, de amido. É uma das principais fontes de carboidratos nos países tropicais.
Possui vitaminas e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B e C. É uma boa fonte de fibras vegetais, que auxiliam no trânsito intestinal. Praticamente não possui gordura, o que é muito positivo para a saúde. Como não possui glúten, possui a vantagem de poder ser consumido pelas pessoas portadoras de doença celíaca. As folhas da mandioca são ricas em provitamina A, vitamina C, ferro, cálcio e proteínas.

 
Vamos então, à receita?!                                               
Ingredientes:                                                             

500 ml do leite de mandioca
2 garrafinhas de leite de coco
200g de coco ralado in natura
250g de açúcar demerara branco, ou   1 ½ xícara
200g de ameixas pretas sem caroço
2 colheres (sobremesa) amido de milho

Preparo:
 
 Numa panela, coloque todos os ingredientes, menos a ameixa e leve ao fogo para engrossar. (Reserve um pouco do coco ralado, para finalisar a receita). Sempre mexendo, deixe no fogo até que esteja bem cozido, para desaparecer o sabor característico de amido cru.
O creme vai ficar bem durinho e engrossado com o próprio amido da mandioca, e, se achar necessário, coloque um pouquinho de amido de milho desmanchado em um pouquinho de água e acrescente à mistura para engrossar novamente. Encha a pia com água e coloque a panela e vá mexendo para que o creme esfrie. Depeje o manjar em uma forma  com furo no meio e leve para gelar. Assim que estiver bem geladinho, desenforme.

À parte, faça uma caldinha sem açúcar, com a metade das ameixas. Se quiser colocar açúcar, tudo bem, mas como é um doce bem leve, que não é muito doce e é muito saudável, convém preservar um pouco essas características! A outra metade das ameixas, você mistura à calda que foi ao fogo, e coloque um pouco mais de água filtrada e deixe engrossar naturalmente. Esse procedimento é para quem gosta de comer as ameixas mais firmes. Se você quiser fazer isso, um dia antes, é melhor, pois a calda ficará mais grossa. Depois de desenformado, jogue a calda por cima e mais o coco ralado.   

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano em fev/2012
Fotos: Rubens


10 comentários:

  1. Nossa, me deu até água na boca !!!
    M.Eugênia

    ResponderExcluir
  2. Pra tirar essa água da boca, só fazendo e comendo... rsrsrs...
    Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Graça, desse jeito vou abrir umrestaurante c/ suas receitas naturais, acho que vai ser um sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk......... Pode abrir o restaurante, mas quero parte dos lucros, já que vai ser um sucesso, ,e a custa dos meus quitutes naturais, né?!
      Bjs...

      Excluir
    2. Quer ser m/ sócia? Vamos arrasar. Restaurante natural é certeza que vai pra frente! Bjs

      Excluir
    3. Olhe... Que tô quase aceitando! Será que vamos arrasar mesmo?! eheheh!!!!!
      Bjs.

      Excluir
    4. Gente eu tive o privilégio de comer é o perfeito manjar dos Deuses,pode fazer que ninguem vai se arrepender, eu garanto.
      Graça continue assim você vai longe.

      Bjsssss
      Rita

      Excluir
    5. Oi Rita! Que elogio mais gostoso... E, com certeza, pra mim, mais gostoso do que o próprio manjar!
      Obrigada pelo incentivo!
      Beijo grande

      Excluir
  4. OLHA QUE PROCUREI NO GOOGLE E VC FOI A 1º A INVENTAR ESTA RECEITA. NUNCA VI EM NENHUM SITE AINA. VC ESTÁ DE PARABENS!!! BJOSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Milennium!! Se prepara, que tem outras receitas muito boas ainda...
      Bjs...

      Excluir