sábado, 23 de junho de 2012

SOPA VEGETARIANA INTEGRAL CREMOSA DE MILHO - SEM CREME DE LEITE, SEM MANTEIGA E SEM TEMPEROS PRONTOS... IDEAL PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA!!!


Essa sopa cremosa de milho é fantástica! Notem que não tem nada gorduroso, tão pouco, creme de leite, manteiga, ou margarina, que geralmente vemos em receitas de sopas cremosas. 
Quando há a preocupação de uma alimentação saudável, pelo menos durante a semana, convém manter a integridade dos alimentos! Acho um "pecado" querer dar um toque mais sofisticado nessa sopa, acrescentando queijos gordurosos, temperos prontos para realçar o sabor... Realmente, é uma delícia, mas perde totalmente o objetivo de uma alimentação saudável!
Portanto, façam essa sopa, e sintam se realmente há a necessidade de acrescentar mais alguma coisa, além dos ingredientes estabelecidos nessa receita. O toque que você poderá estar dando, é fazer alguns crótons de pão integral e espalhar por cima da sopa.... Huummmmmm!!!!!

Crótons... Corte pão integral em quadradinhos bem pequenos, e doure-os numa frigideira antiaderente, com um pouquinho de azeite. Eles ficam crocantes e deliciosos! 


Informações importantes! 

O milho é um alimento excelente em qualidades nutricionais.
Contém vários aminoácidos e alto teor de carboidratos, porém, seu carboidrato se transforma em gorduras que são boas para a saúde. Contém muitas fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Evite usar milho em latas, pelo amor de Deus! Pois contém muito sódio, conservantes, aditivos químicos, que são péssimos à saúde!
Use o milho ao natural, que além de ser muito mais saudável, o sabor é incomensurável!

Ingredientes: 

200g de milho cru, ou 2 xícaras
500 ml de água, ou 3 xícaras
100g de milho para cozinhar
3 a 4 dentes de alho
1 cebola grande
2 tomates maduros
Salsinha ou coentro
Sal marinho
Molho de pimenta dedo de moça (opcional) 

Preparo:

Cozinhe as 100g de milho numa panela de pressão, por cerca de 30 a 40 min., ou até que fiquem bem macios. Reserve.
No liquidificador, coloque as 200g de milho e mais a água. Bata até dissolver bem o milho. Passe numa peneira para coar o bagaço. Volte o bagaço no liquidificador e coloque um pouquinho de água e torne a bater. Coe novamente. Isso é para aproveitar bem o sabor do milho.
Em uma panela com óleo, acrescente o alho amassado e deixe dourar um pouquinho. Acrescente a cebola bem picadinha e deixe amolecer bem. Em seguida, junte os tomates picados e refogue mais um pouco. A seguir, acrescente o creme de milho batido e deixe ferver em fogo brando. Coloque o sal e a pimenta. Quando ferver, a mistura começa a engrossar, devido ao amido que o milho contém. Se preferir ou achar necessário, acrescente mais água. Experimente e sinta se a sopa já perdeu o gosto de milho cru e se os temperos estão ao agrado de seu paladar! Quando a sopa estiver pronta, acrescente bastante salsinha ou o coentro bem picadinhos. Tampe a panela e desligue o fogo. Com o calor da sopa, a salsinha vai amolecer um pouco, mas sem perder sua cor e seu paladar.

Procedimento para debulhar o milho:

Lave bem as espigas de milho retirando todo o excesso de “cabelinho” que porventura houver. Coloque a espiga sobre um prato fundo, com a “bundinha” para baixo. Com o auxílio de uma faca, vá retirando os grãos. Lave bem e proceda conforme instruções acima.
 Se quiser congelar os grãos ainda crus, coloque-os em uma assadeira, esparrame-os bem e leve ao freezer para congelar em aberto. Quando estiverem congelados, retire-os da assadeira e coloque-os em saquinhos plásticos bem vedados e volte ao freezer, até que resolva processá-los da forma que achar melhor. Existem muitos pratos saborosos com milho!

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em julho/2011
Fotos de Rubens Cunha





Um comentário:

  1. Eu acrescentaria um pouquinho de tempero funcional (Açafrão e noz moscada), fica um sabor delicioso e ainda tem efeito antiflamatório. Uso em todas as receitas possíveis.

    ResponderExcluir