domingo, 7 de outubro de 2012

PÃEZINHO DE CEBOLA - 100% INTEGRAL, NATURAL, SAUDÁVEL!!! IDEAL PARA AQUELES QUE NÃO PODEM CONSUMIR NEM OVOS E NEM LEITE!


Oi gente! Óia eu aqui de novo, com novas receitas deliciosas, depois de três meses sem postar nada!..  Continuo ainda com alguns problemas de internet, mas, enquanto isso, não quero mais perder tempo.  É possível que aconteça novamente de ficar por alguns dias sem internet, e se isso acontecer, me perdoem àqueles que seguem meu blog, mas, com certeza, esses problemas terão um fim.





Você sabia?!

A farinha integral é rica em proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais como: cálcio, ferro e potássio. Por se tratar de uma farinha que não foram desprezados seus nutrientes que nela contém em 100%, é uma farinha mais pesada que a farinha comum branca, e, portanto, seu crescimento é mais demorado e não dobra de volume como a farinha comum. Por isso, convém manter a massa em lugares mais aquecidos, para que esse processo de crescimento haja mais rapidamente. Em dias frios, o crescimento é ainda mais demorado, portanto, não se preocupe. 

O sal marinho contém 83 minerais e o sal comum, contém somente 2 minerais, por isso, o sal marinho é menos salgado que o comum.
Você ainda quer continuar comendo essa porcaria que é o sal branco? Pense um pouquinho...



Ingredientes da massa:

800g a 900g de farinha de trigo integral
600 ml de água morna
100 ml de óleo comum
50g de fermento biológico
2 colheres (sopa) açúcar mascavo
1 colher (sopa) rasa de sal marinho.

Preparo da massa:

Numa tigela grande, coloque o fermento. Junte o açúcar e o sal. Com uma colher, dissolva bem o fermento, até virar líquido. Acrescente o óleo e um pouquinho de água morna. Misture bem e adicione o restante da água. Acrescente a farinha aos poucos e sempre mexendo com uma colher ou com as mãos mesmo, até sentir que a massa esteja numa consistência não muito dura e nem muito mole. Não use toda a farinha, reservando um pouco para agregar na hora de amassar a massa. Coloque-a numa tigela dentro de um saquinho plástico limpo e feche as pontas com araminho, ou, coloque a massa diretamente no saquinho. Cubra ainda com uma toalha e coloque dentro do forno micro ondas ou forno comum, mas sem acender ou ligar o forno. Deixe a massa descansar, até que quase dobre de volume. (pão integral, dificilmente vai dobrar de volume).

Quando a massa crescer, coloque-a numa superfície, acrescentando mais farinha aos poucos e amassando até que fique macia e com bolhas. Não se assuste se ela grudar nas mãos é assim mesmo! Passe um pouco de farinha nas mãos e proceda conforme acima. Para ver se a massa tem bastante bolhas, corte algumas partes com uma faca. À medida que for amassando, as bolhas vão aumentando e isso deixa o pão mais macio.

Faça bolas em porções que você achar melhor. Se você dividir porções de 40, cada porção vai pesar menos que 50g, só que, com o recheio, o pãozinho vai ficar bem maior. Vale à pena!  Numa superfície lisa, faça um rolinho comprido, como um croquete e vá virando e puxando as pontas, e coloque uma porção generosa de recheio, enrole os pães dando o formato de um pãozinho. Enfarinhe uma assadeira grande, e coloque-os, deixando uma distância de no mínimo 5 cm, para que tenham espaço para crescerem.
Não coloque muitos pães numa mesma assadeira, divida-os em duas assadeiras. Cubra com um saquinho plástico aberto, coloque dentro do forno (desligado) e deixe crescer novamente. Após dobrarem de volume, leve ao forno médio (180º C) pré aquecido. Após 30 min., verifique se já estão corados e assados. Eles ficam bons, quando estiverem bem coradinhos.

Recheio de cebola:

Ingredientes:

1200 k de cebola, ou  6 cebolas;
2 colheres (sopa mais ou menos) de leite, ou água
Óleo para refogar;
2 colheres (sobrem.) de farinha de trigo (mais ou menos), ou farinha de aveia
Sal marinho;
Orégano (opcional);
Molho de pimenta dedo de moça (opcional).
Deixe esfriar o recheio para rechear os pães. Leve ao forno pré aquecido a 180º C, e deixe assando por uns 30 minutos mais ou menos.

DICAS ÚTEIS

Depois que os pãezinhos dobrarem de volume, coloque-os para assar imediatamente, pois se passar o tempo necessário para crescerem, dará efeito contrário, ou seja, quando começarem a assar, ao invés de eles crescerem, eles vão esparramando dos lados e ficam achatados.

Se você quiser congelar, poderá fazer sem problema nenhum! Depois de frios, coloque-os em saquinhos plásticos e congele. Quando for consumir, ou retire com antecedência de meia hora para descongelar, ou embrulhe em um guardanapo de papel ou papel toalha e leve no micro ondas por uns 20 a 30 segundos, se quiser que fique em temperatura ambiente. Se esquentar muito, depois que esfriar, a massa do pão fica mais dura, ok?

Você poderá fazer os pães em tamanhos maiores, ou como preferir, que ficam incrivelmente deliciosos!

Note que é uma receita muito saudável, cujos ingredientes não levam quase nada de gordura e saciam de uma forma extremamente prazerosa!

Receita criada e elaborada por Graça Provenzano em 2009
Fotos de Rubens Cunha


4 comentários:

  1. Olá Graça.
    Estava sentindo falta das suas receitas deliciosas.
    Obrigada. Esses pãezinhos são demaaaisss!!!
    Bj.
    Teca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teca...Obrigada você, pelas receitas deliciosas! Eu tento, né?! Mas cá entre nós, estes pãezinhos são muito gostosos mesmo!!
      Bjs...

      Excluir
  2. Oi Tia. Parabens por retornar a postar.

    Você faz esse paezinhos com recheio derretendo pra fora e deixa a gente aqui na vontade. Vc acha isso lindo, ne? rsrs...

    Beijaaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu lindo! Além de você, acho lindo esses pãezinhos, sim! Fica aí na vontade, chupando o dedinho, que eu fico aqui saboreando esse pãozinho, com esse recheio de cebola maravilhooosoooo!!!!

      Bjocas!!!

      Excluir