domingo, 21 de outubro de 2012

ROCAMBOLE SALGADO DE CARNE DE SOJA - 100% INTEGRAL, SAUDÁVEL E DELICIOSO!!!



























Gente, essa receita é deliciosa!  Existem várias opções de recheio, que você poderá estar utilizando. Use de sua criatividade e paladar... Eu, particularmente, gosto muito de ovos cozidos em qualquer tipo de recheio, porém, você poderá estar usando palmito, ervilha, espinafre, escarola... etc... etc... etc... Não recomendo queijos gordurosos, requeijões, cremes de leite, porém, não posso negar que são muito gostosos, e, se você quiser usá-los, fiquem a vontade, mas garanto, que fica também muito gostoso, mesmo sem eles!
Para o dia a dia, procuro consumir ingredientes bem saudáveis, e deixo os "engordaites" e os não saudáveis, para finais de semana, porque ninguém é de ferro, né?!
Gosto de estar sempre lembrando:  
Se usar ovos, use os ovos de “galinha feliz”, que são criadas livremente, sem sofrer confinamentos, sem hormônios, sem antibióticos. Essas galinhas são as tais galinhas caipiras!!!
Além se serem mais saborosos, são muito mais saudáveis, e, ainda, estará contribuindo para a não violência dos animais! Pense nisso!







Ingredientes:

100 g de soja texturizada
suco de 1 limão
1 ovo
1 cebola
Alho
3 colheres (sopa) de azeite, ou óleo
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
3 colheres (sopa) de aveia em flocos
1 colher (sopa de molho de shoyo
Sal marinho
Pimenta do reino
Coentro, cebolinha, salsinha

Ferva certa quantia de água e coloque a proteína de soja, e deixe novamente levantar fervura, de dez a quinze minutos. Retire do fogo e em uma peneira, lave e escorra bem, até sumir toda a espuma que se formou. Numa tigela, coloque água fervente e a proteína de soja, mais o suco do limão, e deixe de molho por mais ou menos 1 hora, para que o suco do limão retire o gosto um tanto forte da soja. Lave muito bem.
Esprema bem num espremedor de batatas, para retirar toda a água e deixar a soja bem sequinha.

Numa tigela, coloque a soja, o ovo, e todos os outros ingredientes. Por último a salsinha e cebolinha bem picadas. Amasse com as mãos, até sentir que a massa está bem agregada. Deixe descansar por mais ou menos meia hora, para que a aveia hidrate e dê mais consistência à massa. Sinta se os temperos estão do seu agrado e se achar necessário, acrescente mais aveia ou mais azeite. Enquanto isso prepare o recheio.

Recheio:

2 cenouras inteiras cozidas
3 dentes de alho
1 cebola
Folhas de repolho
Sal marinho
2 ovos cozidos
Azeitonas
Alcaparras

Faça um refogado com algumas folhas de repolho cortadas em tiras, usando os temperos.

Abra um guardanapo limpo por sobre uma superfície, espalhe farinha de rosca e vá adicionando aos poucos, com o auxílio de uma colher, a proteína de soja. Agregue bem com as mãos, para que a soja fixe bem no pano. Por cima, espalhe o recheio de repolho, a cenoura cortada em cubos, os ovos cozidos e picados, as alcaparras e as azeitonas. Com a ajuda do pano de prato, vá enrolando bem devagar e pressionando com as mãos o pano por sobre a soja, até terminar, tomando o cuidado, para que o recheio não caia para fora, o que é bastante normal. Unte uma assadeira com óleo e polvilhe com farinha de rosca. Jorre um pouco de azeite por cima do rocambole e um espalhe um pouco de farinha de rosca e leve ao forno quente. Deixe no forno o suficiente para que o rocambole tome cor e fique com aparência dourada e crocante.


Receita adaptada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 20/05/12
Fotos de Rubens Cunha


15 comentários:

  1. Oi Graça, este rocambole parece muito bom mesmo!!!Mas este prato ja pronto parece divino!!!com arroz integral....uai que fome...
    Parabens pelo blog e pelas receitas saudáveis.
    abraços, Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi... Viu que gostoso?! Tente fazer, é muito fácil mesmo! Outra sugestão, tente fazer o kibe de forno, esse sim, é divino!!!
      Bjs...

      Excluir
  2. Meu avô materno era vegetariano e acho que tinha a ver com a religiao dele. Convivi pouco com ele e nem sei como ele era tao forte, pois até mesmo peixe era raro naqueles tempos e minha avó nao fazia nenhuma comida especial... era o básico arroz com feijao e essas misturas comuns... carne era de praxe... me lembro da bacalhoada no final de semana da Páscoa. Certamente meu avô teria se beneficiado bastante se naqueles idos meados do século XX a soja fosse naturalmente cultivada em terras brasileiras. -- Ah! seria legal se fosse postasse qtas porçoes oferece cada receita.

    ResponderExcluir
  3. Nê... Como não coloquei desde o início a quantidade de porções que cada receita pode proporcionar, e como sempre acabo esquecendo desse detalhe(por ser muito gulosa, acabo consumindo antes),optei por não colocar em nenhuma receita, assim também não me comprometo, mesmo porque, minhas porções são muito generosas! Mas geralmente, minhas receitas, no mínimo, satisfazem quatro pessoas. Vou tentar colocar quantidade de porções...
    Obrigada pela sua participação e sugestão!

    ResponderExcluir
  4. Já ajuda e muito!, pelo menos pra mim que sou totalmente leiga e preciso de detalhes. Entao pras suas receitas, vou considerar porçoes para quatro pessoas de bom apetite. Minina, fico perdida qdo estou seguindo instruçoes pra elaborar alguma peça em tricô e a pessoa diz assim: ao final do trabalho, deixe um pedaço de fio "generoso"... oras, nao pode medir com uma fita métrica o tamanho "dessa generosidade" e dizer esse tamanho em centímetros? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... kkkkk... Vou tentar dar uma ideia de porções, mas se for a quantia que eu como, viche! Não vai render muito.

      Excluir
  5. Graça, voce precisa incluir minha filha Marcela no seu email, porque ela adora receitas vegetarianas. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarete! Já inclui o e-mail dela nos meus contatos. Fique tranquila que vou providenciar pra que ela também receba minhas receitas.
      Obrigada você, por participar sempre!

      Excluir
  6. tá atrasada com a receita... o horário de preparar o almoço já está chegando e cadê a receita de hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKK!!!!!!!!!! Só você mesmo... Querida, tive novamente problema com a internet, pode?! Não pude postar ontem, então, estou postando agora! Me aguarde!
      Ainda bem que tenho pessoas como você, que fica de "zoio" no que tô fazendo...

      Excluir
  7. õ horário que o blog mostra no comentário tá louco !!! aqui sao 10h25min e aí sao 12h25min e o horário aparece como das 7h ???!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá entender essas diferenças de horário que aparece na internet! Até nisso vc fica de "butuca"?! KKKKKKK!!!!!! Êta...

      Excluir
  8. Cadê a receita de hoje???Estou em NY esperando o Harricane que esta chegando aqui, e passei o dia todo na Net ñ podemos sair de casa, os metros e onibus ja pararam e fiquei verificando todos os blogs de receitas que gosto, e hoje no seu ñ tinha receita...Será que foi por causa da eleição aí ? Espero que vc tenha votado bem!!!! bjs, Wi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é a segunda pessoa aí dos "estates", que está me cobrando a receita de domingo...Êta nóis!
      Acredita que fiquei novamente sem internet? Isso já está me cansando... Estou postando hoje, uma receita bem simples e bem gostosinha. Vê se faz e depois me diz, ok?!
      Espero que fique tudo bem depois do furacão. Estão mostrando toda hora como está NY. As ruas desertas... Como você tem "costa larga" que eu sei, então vai estar tudo bem!
      Bjs...
      Bjs..

      Excluir
  9. ESTA FRASE VAI PRA VOCÊ GRAÇA:- "SE OS MATADOUROS TIVESSEM PAREDES DE VIDROS, TODOS SERIAM VEGETARIANOS" ( PAUL E LINDA MC CARTNEY ).

    Eu não sou vegetariana, mas achei interessante essa frase. Bj

    ResponderExcluir