quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CHARUTO DE ARROZ INTEGRAL


 
Importante!!! 

O arroz integral contêm 23% de cálcio.
O arroz comum contém somente 2% de cálcio!
O sal marinho contêm 83 minerais.
O sal comum contém 2minerais, sendo que o restante é sódio.


 Ingredientes:

50g de trigo para quibe;
100g ou 1xícara de arroz cateto, cru;
1 cebola grande picada;
2 a 3 dentes de alho; (opcional)
Sal marinho e pimenta do reino ou pimenta síria ao gosto;
Óleo;
1 repolho;
2 litros de caldo de legumes.

Preparo:

1ª. Etapa: - Faça um caldo de legumes (cenoura, pimentão, vagem, etc.) e deixe cozinhando, até que os legumes amoleçam e o caldo reduza de volume. Salgue o caldo com sal marinho.

2ª. Etapa: -  Numa tigela, coloque o trigo e acrescente água fervendo, até cobrir. Tampe e deixe por uma hora para amolecer. Após uma hora, escorra a água e esprema o trigo num espremedor de batatas, até que o trigo fique bem sequinho. (Reserve).

3ª. Etapa: - Numa tigela, acrescente o arroz, o trigo reservado, a cebola bem picadinha, os dentes de alho e os temperos restantes. Acrescente o óleo e mexa tudo com as mãos. Não tenha receio de colocar as mãos, pois dessa forma, você sentirá que os ingredientes estão bem incorporados e firmes. Prove e sinta se os temperos estão ao gosto de seu paladar.

4ª. Etapa: - Ferva uma panela com água e após, coloque o repolho inteiro, com a "bundinha" virada para baixo, para que as folhas amoleçam, somente por alguns segundos. Vá retirando as folhas, sem quebrar e se achar necessário, caso ainda tenha recheio, proceda novamente para retirar as folhas.

5ª. Etapa: - Recheie cada folha com uma porção do recheio, que dê pra você fazer os rolinhos. Coloque os rolinhos numa panela e junte-os bem apertadinhos, um do lado do outro. Despeje o caldo de legumes, até cobrir os rolinhos, uns dois dedos acima, mais ou menos. Coloque um prato por cima dos rolinhos, para que eles não se mecham durante o cozimento.

Cozinhe durante 15 minutos em fogo brando, desligue o fogo, tampe a panela e deixe os rolinhos descansando, para que o arroz continue seu cozimento, até a hora de servir. Faça isso, uma hora antes de servir, para que o arroz já esteja cozido. Se achar necessário, cozinhe mais um pouco. Os charutos devem ficar com certa quantia de líquido, é mais gostoso.

Delicioso!






7 comentários:

  1. Não sabia que pode usar trigo integral. Só uso carne. Vou fazer o teste. Abraços, Lídia Maria - SP

    ResponderExcluir
  2. Obaaa! Eu quero, mas preciso de alguém que cozinhe pra mim... não tem uma receita pra isso também não? :)
    A foto me deu agua na boca... deve ter ficado muito bom!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Oi Lídia Maria... Obrigada por participar!

    Esse charuto pode ser feito também com proteína de soja (carne de soja), mas achei que o trigo para kibe, lembra mais carne do que a soja... A impressão que dá, é que vc está comendo arroz com carne moída.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oi sobrinho... Até agora ninguém inventou uma receita desse tipo, mas acho que custaria muito caro! Quem sabe ainda posso inventar, ei?! Fique atento...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Olá Graça! Adoro as aus receitas, são deliciosas e saudáveis!
    Continue postando, por favor!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi anônimo... Vou continuar postando sim! Aguarde novas receitas para o natal! Bolo recheado com cobertura e torta e pasteizinhos assados.

    Abraços também!

    ResponderExcluir