domingo, 10 de junho de 2012

BOMBOCADO DE MILHO 100% INTEGRAL / DOCE DE MILHO / SEM GLÚTEN, SEM LACTOSE... IDEAL PARA CELÍACOS E DELICIOSO PARA TODOS!


“Noite de junho... Céu estrelado... Balão subindo clareando a imensidão...”
Lembro-me quando criança, no interior de São Paulo, o mês de junho era tão lindo, tão maravilhoso, que chegava a dar arrepios, não só de frio pela ocasião do inverno, mas pela beleza e pelo sentimento que nos invadia nessa época. Íamos para o nosso Rancho à beira do rio Piracicaba e quando a noite se aproximava, ouvindo o barulho do silêncio que envolvia as matas, e com o brilho das luzinhas dos vaga-lumes, olhávamos para o azul escuro intenso do céu, sendo iluminado pelo glamour resplandecente das estrelas! Ficávamos horas contando-as uma por uma e ver quem descobriria primeiro as Três Marias e o Cruzeiro do Sul... Cada estrela no céu, por nós descobertas, tinha uma significância tão cheia de esperanças e conquistas, que nos envolvíamos na nossa fantasia, de um dia, colocarmos essas estrelinhas em nossas mãos e guardá-las para sempre... E de certa forma, foi assim, porque até hoje, as guardo intensamente em meu coração! 

 ATÉ A "BETINHA" VAI QUERER EXPERIMENTAR ESSE BOMBOCADO... VÁ JÁ PRA COZINHA, BETINHAAA!!!

Como estamos no mês das festas juninas, resolvi colocar uma receita bem típica dessas festividades, que é um doce feito de milho. Só que, esse doce, é bem diferente de tantos que já conhecemos, assim como o bolo de milho, pamonha, etc. Resolvi fazer esse doce, não só porque é simplesmente MARAVILHOSO, mas porque não contém glúten algum, ideal tanto para quem não pode consumir glúten, como para todas as pessoas que querem algo bem mais saudável, e que não vá farinha de trigo. Poderia ter colocado farinha de trigo integral, que também é saudável, mas a minha pretensão foi fazer algo que não tivesse que acrescentar mais alguma coisa além do milho, para dar consistência.

Pois bem, está aí um bombocado feito de milho, sem adição de leite e farinha de trigo! Todos os ingredientes nele contidos são altamente saudáveis e recomendados...
Facílimo de fazer, só bater tudo no liquidificador... É Vapt e Vupt!!!

Semana que vem, outra receita junina... Aguardem!!!


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Pelo amor de Deus! Não comprem milho em lata, pois tem muito sódio e seu sabor não é tão bom quanto o milho in natura. Dê preferência às espigas de milho que nessa época do ano estão bem mais em conta, ou compre as congeladas, que pelo menos, não possuem conservantes!

Ingredientes:

500g de milho in natura
4 ovos
300g de açúcar demerara, ou 2 xícaras mais ou menos
150 ml de água
1 vidro de leite de coco
150g de coco ralado in natura
1 colher (café) de fermento
2 colheres (sopa) de óleo



Debulhar o milho da espiga (ver procedimento link do mês de abril/12)  TORTA E/OU BOLO SALGADO DE MILHO COM RECHEIO DE PA...



 Se você comprar o coco já ralado, não compre esses de saquinho, que não são tão bons quanto os naturais. Coloque o coco ralado numa vasilha e cubra com a água. Deixe alguns minutinhos e esprema num pano de prato fino, mas não precisa espremer muito, é só pra tirar um pouco do seu leite.





No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o milho e esse leite que você retirou do coco, mais o leite de coco e bata até virar uma pasta líquida, porém, deixando que o bagaço não se desfaça totalmente. Acrescente o açúcar e bata novamente e, por último, o fermento. É bom que a massa fique um pouco granulada do bagaço, pois fica muito mais gostoso sentir a consistência do milho depois de assado.
Unte uma forma com óleo e espalhe certa quantia de açúcar demerara ao seu gosto e adicione a mistura de milho. Leve em forno médio pré aquecido a 180º C. Asse por mais ou menos 40 minutos e/ou até que a massa esteja bem assada e corada por cima.
Deixe esfriar e pincele um pouco de mel para dar brilho, ou uma caldinha de açúcar demerara e água, deixando engrossar um pouco a calda. Aquele açúcar que você colocou no fundo da assadeira, vai derreter e formar uma calda grossa, que deverá ser retirada com a colher e colocada em cima do bombocado.


Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 03/06/12
Fotos de Rubens Cunha









.








2 comentários:

  1. amiga, deve ser uma delícia! Só no olhar dá água na boca. beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeita pra dizer, mas, sinceramente, é muuuiitoo... muuiitoo gostoso mesmo! Sem contar que todos os ingredientes são ótimos! Coco, leite de coco, milho, muita fibra, gordura super saudável... Quer melhor do que isso?!
    Beijos amiga!

    ResponderExcluir