domingo, 17 de junho de 2012

SOUFLÉ SALGADO INTEGRAL DE MILHO, SEM LACTOSE E SEM GLÚTEN... IDEAL PARA OS CELÍACOS E PARA OS QUE NÃO CONSOMEM LEITE DE VACA... E DELICIOSO PARA TODOS!!!

Conforme prometi, taí mais uma receita preparada com milho, que não é pamonha, mas é tão deliciosa quanto!


 



 

 
 










 Em homenagem ao milho, e em homenagem à minha irmã Vilma que amo tanto, descrevo abaixo uma poesia de Casemiro de Abreu, que ela recitava nas festas escolares, na ocasião de sua infância, e que fazia com um sentimento tão profundo, conseguindo realizar com êxito, os incentivos e o empenho do meu pai pra que ela declamasse com perfeição!


É uma poesia engraçada, sensível e deliciosa!

CASEMIRO DE ABREU

Era uma vez um ovinho dourado,
Que um dia, foi enterrado.
E na terra ele inchou, inchou...
Que em dez dias, arrebentou!

O broto tanto esticou,
Que em planta se transformou.
E com folhas muito alongadas
E cortantes como espadas!

E depois que a chuva caiu,
Um pendão de flor abriu...
E um pouquinho mais abaixo,
Uma boneca de cacho!

Uma boneca engraçada, cabeludinha e barbada.
Mas assim que ela cresceu,
Chegou alguém, e a colheu!

Despiu toda a pobrezinha e ralou-a na cozinha.
Pôs-lhe açúcar... Temperou... E no fogo, a cozinhou.
E depois deu-lhe a mortalha, num vestidinho de palha...
E a boneca transformou-se, no mais delicioso doce!

Mas agora tem vergonha,
De ser chamada... “PAMONHA”!!!


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Milho:

Muitos e importantes são os benefícios e propriedades do milho, principalmente porque não contém glúten, sendo um alimento ideal para aquelas pessoas com a doença celíaca.
Graças aos seus benefícios energéticos, o consumo do milho é ótimo para pessoas que praticam esportes, pois, proporciona muita energia e é digerida rapidamente.
É o único cereal que contém betacaroteno, e que contribui com fibras, carboidratos, e uma alta quantidade de vitaminas do grupo B, em particular, vitamina (B1 e B3). Por esse motivo principal, o milho ajuda a metabolizar as gorduras de maneira muito mais rápida, que melhora o trânsito intestinal (ideal em casos de prisão de ventre), e reduzindo o colesterol alto, e, consequentemente, engorda menos!
Fonte: www.vivendosaudavel.com

Lave bem as espigas de milho retirando todo o excesso de “cabelinho” que porventura houver. Coloque a espiga sobre um prato fundo, com a “bundinha” para baixo. Com o auxílio de uma faca, vá retirando os grãos. Lave bem e proceda conforme instruções acima.
Se quiser congelar os grãos ainda crus, coloque-os em uma assadeira, esparrame-os bem e leve ao freezer para congelar em aberto. Quando estiverem congelados, retire-os da assadeira e coloque-os em saquinhos plásticos bem vedados e volte ao freezer, até que resolva processá-los da forma que achar melhor. Existem muitos pratos saborosos com milho!

Se você não tiver problema com glúten, e preferir usar aveia no lugar do amido de milho, poderá fazê-lo sem problema algum, pois a aveia não altera a consistência e nem o paladar. Fica ao
O milho também é um excelente alimento natural! Contém fibras, carboidratos e....

Ingredientes:

750 ml de água
150g de milho cozido, ou uma xícara e meia
300g de milho cru
5 gemas (reserve as claras)
100g de fubá, ou 1 xícara
OU 100g de farinha de aveia ou 5 colheres (sopa), se não tiver problema com glúten
1 cebola grande
Salsinha
Sal marinho
Fubá, ou farinha de rosca ou farinha branca para untar assadeira


Preparo:

Cozinhar na panela de pressão, as 150g do milho, com 750 ml de água, por mais ou menos 40min. (Reserve).
Bater no liquidificador as 300g de milho cru, com parte da água que sobrou do milho cozido, mais ou menos uns 300 ml de água. Passar na peneira para tirar o bagaço o voltar o bagaço no liquidificador e bater novamente com o restante da água. Passar novamente na peneira.
Bater na batedeira as gemas, o milho batido no liquidificador, o fubá, ou a farinha de aveia  e o sal a gosto. A massa fica meio líquida mesmo. (Reserve)

Leve a cebola ao fogo para refogar, até ficar douradinha e acrescente os grãos de milho cozido. Refogue um pouco, acrescente sal e por último a salsinha.

Coloque a mistura do liquidificador em uma tigela, e acrescente o milho refogado e misture bem. Bata as claras em neve e vá adicionando aos poucos à massa, sempre mexendo levemente, até as claras incorporarem bem. Com a clara em neve, ela dobra de volume. Unte uma forma redonda com furo no meio, ou cumbuquinhas próprias para souflé e enfarinhe com farinhe com fubá, ou farinha de rosca. Leve ao forno pré-aquecido por 180 a 200º C, por mais ou menos 40 a 50min, ou até que esteja bem assado, infiltrando um palito na massa. Se o palito sair limpo, é porque já está no ponto.


Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em novembro/2011
Fotos de Rubens Cunha






10 comentários:

  1. Oi Graça, deve ser uma delícia! Vou fazer depois te conto. Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Parece delicioso, além de ser fácil e acessível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarete... Realmente, é delicioso e acessível! Não vai manteiga e nem queijo parmezão, como outros souflés, e mesmo sem esses ingredientes "deliciosos", não posso negar, fica tão bom, quanto! E mais saudável, né?!
      Obrigada por estar acompanhando! Bejsss...

      Excluir
  3. como você está se especializando neste conceito alimentar! adoro! beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga... A vida vai nos ensinando o que é melhor pra gente, o que realmente nos faz bem e, compartilhar isso, é também fazer um pouco de mudanças, e afinal, viemos pra mudar alguma coisa nesse mundo, mesmo que sejam pequenas... Me sinto feliz, em pelo menos isso, fazendo coisas gostosas e que sejam mais saudáveis!
      Obrigada por mais esse incentivo! Bjsss..

      Excluir
  4. Ola Graça aqui e a Fatima do curso de segunda, vou fazer essa e depois te digo como ficou. bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Fátima! Que legal que vc vai fazer... Quero sim, que vc me conte como ficou o souflé!
    Bjkas...

    ResponderExcluir
  6. Marcia Rodrigues Pinto28 de outubro de 2013 às 05:04

    Graça, será que se eu substituir o milho por espinafre, ficará bom igual ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, nesse caso, você estaria fazendo um suflé de espinafre, que precisaria ser colocado farinha de trigo para dar consistência. Repare que esse suflé de milho, é o próprio amido do milho que dá a consistência, sem precisar colocar farinha de trigo. Você acrescentar o espinafre nessa receita, aí sim, é provável que fique bem gostoso!

      Excluir