domingo, 22 de abril de 2012

ARROZ INTEGRAL BEM SOLTINHO...

Esse arroz integral foi postado no blog em  janeiro/12, e, juntamente com outras nove receitas de dezembro, janeiro e fevereiro, por um descuido meu, foram deletados. Mas, como tudo na vida é possível dar um jeito, ei-lo novamente!!! Porém, infelizmente, os comentários recebidos também foram todos perdidos! Que pena...


 Você sabia? 

Arroz integral contém 23% de cálcio.
O arroz comum contém somente 2% de cálcio!
O sal marinho contêm 83 minerais.
O sal comum contém 2 minerais, sendo que o restante é sódio. 
 
É aconselhável consumir arroz integral sempre com algum tipo de grãos, ou seja, com feijão, ou com grão de bico, ervilhas, lentilhas, etc., para haver maior potencialização de seus nutrientes.
 
Ingredientes:

1 xícara de arroz cateto ou agulhinha
3 xícaras de água;
1 colher (chá) de sal marinho;
4 a 5 dentes de alho;
1 cebola média;
Fio de óleo.

Preparo para um arroz bem soltinho:

Se você quiser um arroz mais soltinho, coloque uma panela (de preferência de ferro) e aqueça. Lave o arroz, escorra e coloque-os na panela já aquecida e deixe até que comece a estourar os grãos, assim como pipoca, mas tome cuidado para não queimar. Assim que a maioria dos grãos estiver estourada, tire o arroz da panela, acrescente o óleo, alho e a cebola e deixe refogar. Adicione a água e deixe levantar fervura. Cozinhe em fogo bem brando, com a tampa um pouquinho aberta por 15 minutos. Após esse tempo, apague o fogo e tampe bem a panela. Deixe por no máximo 1 hora descansando. Após esse tempo ou até antes, dependendo do tipo de arroz, ele estará totalmente cozido, soltinho e ao dente. Geralmente fica algum resquício de água ao fundo, e, se isso acontecer, volte ao fogo (alto), para que o mesmo fique bem sequinho. Se achar que o arroz ficou um pouco duro, acrescente mais um pouquinho de água e vá monitorando, até chegar ao ponto ideal do cozimento, ou no ponto ideal para o seu paladar.
  
Dicas:

Se preferir um arroz papa, não estoure os grãos, e faça o mesmo procedimento no preparo acima. Após colocar a água, deixe ferver e vá cozinhando em fogo brando e mexendo de tempos em tempos, até atingir o cozimento ideal. O tempo de preparo é de mais ou menos 1hora.

Atenção!!! Essa forma deixa o arroz mais cremoso, pois o fato de estar mexendo de tempos em tempos, o arroz solta seu amido e alguns nutrientes, possibilitando maior aproveitamento de seus nutrientes.
 
Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em janeiro/2012
Fotos de Rubens Cunha





Nenhum comentário:

Postar um comentário