domingo, 22 de abril de 2012

CHIPS DE GRÃOS DE SOJA, CROCANTES, SEQUINHOS, ASSADOS, POUQUÍSSIMA GORDURA! 100% INTEGRAL!!!

Esses chips de grãos de soja foram postados no blog em 22/01/12, e, juntamente com outras nove receitas de dezembro, janeiro e fevereiro, por um descuido meu, foram deletados. Mas, como tudo na vida é possível dar um jeito, ei-los novamente!!! Porém, infelizmente, os comentários recebidos também foram todos perdidos! Que pena... 




Você sabia?

A soja é uma excelente fonte de proteínas. Ótima para substituir a carne animal.  Possui enzimas denominadas lipoxigenases que, quando em contato com a água fria, iniciam uma reação que produz compostos como os aldeídos, cetonas e álcoóis, responsáveis pelo sabor desagradável do grão. Para evitar que esse processo seja desencadeado, é preciso proceder ao choque térmico antes de iniciar o preparo da soja. 

 Como proceder ao choque térmico

Para dar o choque térmico, basta colocar os grãos escolhidos em água fervente e deixar a soja cozinhar por mais cinco minutos após a nova fervura. A água usada no tratamento deve ser descartada e, só então, a soja pode ser lavada em água fria.
Fonte: Engenharia de alimentos - – www.engalimentos.com.br

Ingredientes:

50g de feijão de soja, ou ½ xícara
300g de farinha de trigo integral, ou 2 xícaras
200 ml de água fervendo
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (café) de sal marinho ou ao gosto
3 dentes de alho; (ou ao gosto)
Orégano e pimenta calabresa. (opcional)

Preparo:

Após o choque térmico, cozinhe-as por 15 min. apenas. Depois de pré-cozidas, despeje-as em uma tigela grande e lave-as em água corrente até que a espuma do cozimento seja descartada.
Em um processador, triture um pouco desses grãos, junto com os dentes de alho, até virar uma pasta. O restante dos grãos triture grosseiramente, como se fossem castanhas ou nozes.
Numa tigela, coloque o óleo, o sal e por último, parte da água fervida, parte da farinha, sempre mexendo com as mãos.  Em seguida, outra parte da água, parte da farinha e por último, a soja triturada com o alho e a soja triturada grosseiramente. Vá amassando bem com as mãos, até ficar uma massa homogêmea.

Envolva essa massa com um papel filme e leve à geladeira por no mínimo, 1 hora. Abra a massa com a ajuda de um saco plástico, deixando a massa bem fininha mesmo. Corte com um cortador redondo e com a ajuda do plástico, passe o rolo por cima das rodelas, deixando-as mais finas e com o formato ovalado. Leve em forno pré-aquecido 180º C, em uma assadeira untada com óleo, por uns 15 minutos, ou até que os chips estejam dourados e crocantes. Se achar necessário, assim que tirar do forno salpique um pouco mais de sal nos chips, se preferir mais salgadinho.

Dicas:

Para abrir a massa com saquinho plástico. Abra o saquinho (limpo) com uma tesoura. Coloque aberto sobre a mesa e parte da massa sobre o saquinho. Cubra com a outra parte do saco. Com o auxílio de um pau de macarrão, vá abrindo a massa, numa textura bem fina. Após cortar com um cortador redondo, de mais ou menos três cm de diâmetro, cubra com o saco e passe o rolo por cima, esticando mais a massa cortada e deixando com um formato oval e mais fininho.

Se você não for consumir todos de uma só vez e por não conter conservantes, coloque os chips em um saquinho bem vedado e leve ao freezer para conservá-los frescos e crocantes, por pelo menos, três meses. Para descongelar, é só retirar do freezer e deixar de dois a três minutinhos e poderá saboreá-los.

Observe que esse salgadinho tem pouquíssima gordura, é assado e fica extremamente crocante! É saudável e dá pra comer sem culpa!

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 20/01/12
Fotos de Rubens Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário