domingo, 15 de abril de 2012

PÃO DE LÓ SALGADO COM RECHEIO DE ESPINAFRE SEM LACTOSE - 100% INTEGRAL!!!


Este pão de ló salgado, realmente é uma delícia!!! No lugar de leite de vaca, usei leite de soja, e, para ficar com um sabor mais agradável (cá entre nós, o leite de soja ainda não está condicionado ao nosso paladar, tanto quanto o leite de vaca), resolvi adicionar manjericão na massa para dar um sabor bem mais gostoso, o que, realmente, eu estava certa! O manjericão deu um sabor todo especial à massa, o que me leva a acreditar que estará agradando tanto os que não consomem leite, como aqueles que consomem.

É muito fácil de fazer, rápido, hiper saudável, não é "engordativo", portanto, um prato que poderá ser consumido durante a semana, e o melhor de tudo, com muito prazer, não caindo naqueles "regiminhos" insonsos... Que tal?! Acham pouco????


 




 













O espinafre é rico em sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, e possui alta concentração de vitaminas dos complexos A e B. Estas propriedades transformam o espinafre em uma fonte de nutrientes fundamentais para a formação dos ossos, dentes, construção muscular, coagulação sanguínea e conservação da visão. Ótimo regulador intestinal, pois contém muitas fibras.  
 
Ingredientes:

750 ml de água
50g de extrato (leite) de soja, ou 3 colheres (sopa)
150g de farinha de trigo integral, ou 1 xícara e mais 2 dedos
6 gemas (claras em neve)
100 ml de óleo
½ maço de manjericõe
Sal marinho
Pimenta dedo de moça
1 maço de espinafres
1 cebola
3 a 4 dentes de alho (opcional)


Preparo:

Misture o extrato de soja com a água e bata no liquidificador. Acrescente o óleo, as folhas de manjericão e a farinha de trigo e bata novamente. Leve ao fogo para engrossar e mexa a mistura até que desgrude do fundo da panela. Desligue o fogo e acrescente as gemas, uma a uma, e bata com uma colher de pau, rapidamente, para que elas não cozinhem. Coloque a mistura numa tigela, tempere ao seu gosto e por último, adicione as claras em neve e mexa bem devagar. Despeje a massa em uma forma retangular, untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré aquecido a 180º C. Depois de assado, deixe esfriar e desenforme. Reserve.

Recheio de espinafre:

Doure o alho em um pouco de óleo e acrescente a cebola cortada em cubos e deixe refogar. Adicione o espinafre cortado e refogue até que esteja cozido. Coloque um pouquinho de água e ½ colher de farinha de trigo para dar uma cremosidade. Reserve.

Cobertura:

2 gemas cozidas
1 cenoura grande cozida
Azeite extra virgem
Suco de ½ limão
Pimenta do reino
Noz moscada

Bata as gemas com a cenoura no liquidificador e junte certa quantia de azeite, para fazer uma pasta, ou uma espécie de maionese. A cenoura é para dar volume e não usar tanta gordura. Tempere ao seu gosto e distribua por cima do bolo. Se quiser, polvilhe o bolo com castanhas de caju trituradas grosseiramente.

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 16/03/12
Fotos de Rubens Cunha


Nenhum comentário:

Postar um comentário