domingo, 22 de abril de 2012

KIBE DE PROTEÍNA DE SOJA AO FORNO, IGUAL AO KIBE DE CARNE E VOCÊ NEM VAI NOTAR A DIFERENÇA! - 100% INTEGRAL!!!

Gente... Esse kibe de proteína de soja, foi postado em janeiro/2012, e, juntamente com outras nove receitas de dezembro, janeiro e fevereiro, foram deletadas do meu blog, por um descuido meu. Mas, como tudo na vida é possível dar um jeito, ei-lo novamente!!! Porém, infelizmente, os comentários recebidos também foram todos perdidos! Que pena... 


SIMPLESMENTE DELICIOSO!!! Até a "Betinha vai querer provar..."

 Você sabia?

A soja é uma planta pertencente à família das leguminosas, ou seja, do feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e, destaca-se por ser rica em proteínas, lipídeos (gordura), fibras e algumas vitaminas e minerais. 
Contém, também, uma classe de fito-hormônio (hormônio de origem vegetal) conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides. 
Estudos indicam que tais substâncias atuam como um elemento antioxidante reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente, diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de exercerem também atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa. 
Fonte: Engenharia dos alimentos – www.engalimentos.com.br 

Ingredientes:

100g de trigo para kibe, ou 1/2 xícara
50g de proteína de soja, ou 1xícara menos um dedo
Suco de um limão
1 ½ cebola grande
15 azeitonas
5 colheres (sopa) de azeite ou óleo
Sal marinho, pimenta síria ou do reino
3 colheres (sopa) de aveia em flocos
Hortelã

Preparo:

Triture as azeitonas com as cinco colheres de óleo, até virar uma pasta. Reserve.

Numa tigela, coloque o trigo e cubra de água fervendo. Tampe a tigela e deixe por no máximo, uma hora.
Numa panela, ferva água e acrescente a proteína de soja, suco de um limão e deixe ferver durante quinze minutos. Retire do fogo e em uma peneira, lave e escorra bem, até sumir toda a espuma que formou. O suco do limão tira o gosto forte da proteína de soja.

Com o espremedor de batatas, esprema a proteína de soja até ficar bem sequinha. Faça o mesmo com o trigo para kibe. Acrescente a aveia e misture tudo muito bem. Coloque a cebola e a hortelã bem picadinhas e os outros temperos. Amasse muito bem com as mãos, sinta se os temperos estão do seu agrado. Acrescente a pasta de azeitonas e amasse muito bem, para que os ingredientes fiquem mais consistentes. Unte uma assadeira com óleo e espalhe o kibe, pressionando com as mãos ou com as costas de uma colher, para que fiquem bem firmes e não esfarele na hora de cortar.
Leve em forno quente pré-aquecido 200º C e deixe até ficar douradinho em cima.
Essa pasta de azeitonas dá liga ao kibe e um sabor muito bom!!! Nas minhas experiências, foi o melhor kibe!

DICAS:

1 – Se você quiser diminuir a quantidade de aveia ou farinha de trigo, acrescente mais azeite no lugar, pois a gordura ajuda a dar liga ao kibe. Particularmente, prefiro sem aveia, porém, fica mais gorduroso, o que não é muito bom para a saúde.

2 – Você poderá manter em sua geladeira, um vidro de azeitonas coberto com óleo. Esse óleo, você poderá usar nessa receita, que fica com sabor de azeite, pois o azeite, além de sair mais caro, ele irá saturar no forno, e nesse caso, é preferível usar óleo, já que vai ser saturado do mesmo jeito.
 
ATENÇÃO!!!

Não se deve comer todos os dias proteínas de soja, pois, por serem texturizada, não são boas para a saúde, quando o consumo é excessivo. Quanto aos grãos de soja e o leite, liberado!

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em agosto/2010
Fotos de Rubens Cunha












Nenhum comentário:

Postar um comentário