sexta-feira, 20 de abril de 2012

BOLO CONFEITADO - 100% INTEGRAL DE ABACAXI E AMEIXA, COM COBERTURA DE MARSHEMALLOW


MARAVILHOSO!!!

Gente... Essa receita foi postada em dezembro de 2011, e, juntamente com outras nove receitas de dezembro, janeiro e fevereiro, foram deletadas do meu blog, por um descuido meu. Mas, como tudo na vida é possível dar um jeito, ei-lo novamente!!! Porém, infelizmente, todos os comentários recebidos, também foram perdidos! Agora, uma coisa é certa, até a "Betinha" vai querer comer esse bolo... 








Você sabia?

Açúcar mascavo é extraído da cana de açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais e é bem escuro.
Açúcar demerara é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.
Farinha de trigo integral é rica em proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais como: cálcio, ferro e potássio.
A ameixa preta seca é rica em vitamina A e apresenta alto teor de vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, ferro. Ótima para o bom funcionamento do intestino
Abacaxi é uma fruta com uma boa quantidade de vitamina C, B1 e A, contém quantidade grande de água e fibras, portanto é diurético e regulador intestinal.

 Ingredientes da massa:
  
250g de farinha de trigo integral, ou 2 xícaras cheias
150g de açúcar mascavo, ou 1 ½ xícara
5 gemas (claras em neve)
2 colheres (sopa) de óleo
100g de amido de milho, ou 1 xícara
150 ml mais ou menos, do suco da casca do abacaxi, ou 1 xícara
1 colher (sopa) fermento em pó

Atenção!  Com a casca do abacaxi, você vai extrair o suco para a massa do bolo. Cubra com água, toda a casca do abacaxi e deixe ferver em fogo brando, até que o suco fique bem amarelo. Reserve.

Preparo da massa:

Na batedeira, coloque as gemas, o óleo e o açúcar mascavo e deixe bater até ficar uma mistura cremosa e esbranquiçada. Peneire a farinha de trigo, só para deixar mais soltinho, mas não despreze as fibras que ficarem na peneira. Usa-se peneirar a farinha, para ficar um bolo mais fofo. Misture a farinha com o fermento e vá adicionando devagar à mistura da batedeira, que deverá estar em velocidade mínima,
alternando sempre com o suco. Cuidado, não coloque o suco de uma vez, para que o bolo não fique muito líquido. Acrescente as claras em neve e vá mexendo bem devagar, até que agregue bem à massa. Leve em forno médio ou a 180º C, pré-aquecido, por mais ou menos, uns 40minutos. Espete com um palito para ver se está assado. Retire do forno e deixe esfriar. Depois de frio, você poderá deixar na assadeira e envolver com um saco plástico, até a hora de rechear, que pode ser no mesmo dia, ou no dia seguinte.
Eu sempre costumo rechear o bolo um dia antes do evento, para que o bolo absorva bem o líquido, fique bem úmido. Fica muito mais saboroso! A cobertura faço no dia do evento.

Ingredientes do recheio de abacaxi e o preparo:

1 abacaxi, que renda 500g cortada em cubos pequenos
3 ou 4 colheres (sopa) açúcar demerara
1 colher (sopa) polvilho doce

Deixe cozinhar bem o abacaxi, e, a parte, dissolva o polvilho com um pouquinho do suco ou de água mesmo e acrescente ao abacaxi, deixando cozinhar um pouco, até sentir que não tem mais o gosto de polvilho cru. A consistência desse recheio fica um pouco pegajosa, gosmenta, mas não se preocupe, porque assim que esfriar, o recheio vai ficar com consistência de geléia, com um brilho intenso. O polvilho, diferentemente do amido de milho, tem essa vantagem e não fica com gosto de amido. Também, depois de frio, vai endurecer bastante. Se achar que ficou muito duro o recheio, acrescente água filtrada, não tem problema nenhum! Se preferir mais doce, coloque mais açúcar. O intuito desse bolo é não fazê-lo muito doce, por motivos óbvios! Leve à geladeira para esfriar.

 Ingredientes do recheio de ameixa e o preparo:

300g de ameixas pretas sem caroço
1 ou 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou demerara
1 colher (sopa) de polvilho doce

Leve ao fogo as ameixas com o açúcar e um pouco de água. Deixe amolecer um pouco, até ficar uma consistência cremosa. Dissolva o polvilho com um pouco de água e acrescente às ameixas e deixe cozinhar mais um pouco. Mesmo processo do abacaxi. A ameixa já é bem mais doce que o abacaxi, por isso, não coloque muito açúcar, porque a ideia é não ser tudo muito doce. Leve à geladeira para esfriar

Montagem do bolo:

Existem duas formas para montar um bolo recheado. Se você tem dificuldade de fazer essa montagem, vou ensinar uma forma muito boa e que o bolo fica firme, sem pender de um lado para outro.

Pegue a mesma assadeira que você usou para assar o bolo, ou então, outra um pouco menor, ou mesmo que seja de outro formato.
Corte o bolo em três partes iguais. Espalhe uma parte na assadeira e não se preocupe se o bolo quebrar! Você poderá até, cortar em pedaços pequenos e ir distribuindo pela assadeira. Para regar o bolo, faça chuviscos com as mãos e deixe o bolo bem molhadinho, mas não se exceda! Esparrame o recheio de abacaxi, à vontade. Coloque outra parte do bolo, regue com a calda e proceda do mesmo jeito com o recheio de ameixas. Cubra com a terceira parte do bolo.

ATENÇÃO! Para regar o bolo, use a calda da casca do abacaxi, acrescente açúcar e leve ao fogo para que o açúcar se dissolva bem. Se não sobrou suco, faça com leite mesmo, ou então, pode misturar um pouco de leite com um pouco do suco. Tudo isso é possível. Se preferir, acrescente um pouco de conhaque, ou rum, ou algum licor, só para dar um gostinho licoroso. Fica muito bom, mesmo que seja com leite, ok?

ATENÇÃO! Se o bolo ficou meio cascudo, corte as extremidades e a parte de cima do bolo, é onde geralmente ficam mais cascudos e como queremos um bolo fofo, é necessário retirar as partes duras do bolo, ok?

Cobertura de marshemallow
1 1/2 xícara bem cheia de açúcar demerara
½ xícara de água
3/4  xícara de clara
Essência de baunilha

Coloque o açúcar e água numa panelinha, mexa bem e leve ao fogo, até ficar em ponto de fio. Depois que você colocou a panela no fogo, não mexa mais, pois não dará o ponto que você quer. Enquanto isso bata as claras em neve com picos firmes. Quando a calda estiver em ponto de fio, vá adicionando devagar à clara em neve e sempre com a batedeira ligada em velocidade média pra alta, até terminar a calda. Continue batendo, até que marchemallow fique bem firme. Quanto mais bater, mais firme irá ficar. Por último, acrescente umas gotas de baunilha. Essa cobertura dá um sabor de caramelo, por causa do gosto do açúcar demerara.

 Geléia simples para passar no bolo (opcional)

2 colheres (sobremesa) de polvilho doce
1 xícara de água
5 colheres (sopa) de açúcar demerara

Desmanche o polvilho na água com o açúcar e leve ao fogo para engrossar e tirar o gosto de polvilho cru. Leve à geladeira para esfriar. Se engrossar muito, coloque mais um pouco de água. A consistência dessa geléia fica meio pegajosa, mas quando esfria, fica com consistência de geléia.

Com o auxílio de uma espátula, passe essa geléia por cima do bolo já montado, e alise bem, que é para  assentar os farelos do bolo e não sujar a cobertura.
Esparrame parte da cobertura de marchemallow e em seguida, coloque colheradas da cobertura e vá fazendo efeitos com o auxílio de um garfo, formando picos. Por último, coloque um pouco da calda grossa, também com auxílio do garfo, dando um efeito muito bonito! (Ver foto)

Receita criada e elaborada por Graça Provenzano, em fev/2010
Foto de Rubens Cunha




Nenhum comentário:

Postar um comentário