sexta-feira, 20 de abril de 2012

BOLO SALGADO INTEGRAL DE CENOURA COM BRÓCOLES, SEM ADIÇÃO DE FARINHA DE TRIGO – IDEAL, TAMBÉM PARA SELÍACOS



Gente... Esse bolo salgado foi postado em dezembro de 2011, e, juntamente com outras nove receitas de dezembro, janeiro e fevereiro, foram deletadas do meu blog, por um descuido meu. Mas, como tudo na vida é possível dar um jeito, ei-lo novamente!!! Porém, infelizmente, os comentários recebidos também foram todos perdidos...

  Você sabia?

A cenoura tem uma grande sobrecarga de vitamina A. Contém vitamina B, que estimula o organismo, e vitamina C, responsável por estimular as defesas do organismo contra certas doenças. Contém ainda sais minerais como, ferro, cobre, iodo, cálcio e magnésio.Brócolis é um alimento rico em cálcio e é uma boa fonte de vitaminas A e C. Contém também ácido fólico, selênio e potássio.
As ervilhas de uma forma geral são bastante nutritivas. É um alimento de fácil digestão e possui sais minerais como cálcio, ferro, potássio, enxofre. Além disso, esta leguminosa é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Se você se sentir cansado e lento, inclua na sua alimentação, maior número de vezes. São também uma boa fonte de ferro, que ajuda na anemia, fadiga, e problemas de aprendizagem.

A consistência desse bolo é bem leve. É maravilhoso!!! Super saudável!!!

Observe que foram usados ingredientes poucos calóricos e sem o uso da farinha branca, que no organismo, se transforma em gordura saturada, que vai para as veias arteriais, podendo gerar colesterol, diabete e que também faz engordar!!!
 
Se você não tiver problema com glúten, e preferir usar aveia no lugar do amido de milho, poderá fazê-lo sem problema algum, pois a aveia não altera a consistência e nem o paladar. Fica ao seu critério! Saiba também, que a aveia é um cereal rico em diversos nutrientes, como magnésio, zinco, cobre, manganês, ferro, cálcio, proteínas, vitaminas (B e E) e carboidratos. Contém muitas fibras que serve para varrer os intestinos e melhorar funcionamento intestinal.
Ingredientes da massa;

500g de cenouras ou três grandes
4 ovos
50 ml, ou 1/2 xícara de óleo
50 ml, ou ½ xícara de leite
100g de amido de milho, ou 1 xícara
Ou
100g de aveia, ou 1¼ xícara cheia
50g de ricota defumada (ou ¾ xícara)
Sal marinho
Pimenta dedo de moça
1 colher (sob) fermento pó

Preparo da massa:
Corte as cenouras em cubos bem pequenos. Leve ao liquidificador, os ovos, o óleo, o leite, sal, orégão e por último, as cenouras. Bata até ficar uma massa bem homogênea. Coloque em uma tigela e acrescente a aveia e o fermento e mexa muito bem. (reserve).

Ingredientes do recheio:

400g de brócoles pré-cozidos no vapor, ou mais ou menos 3 xícaras, cortados pequenos
150g de ervilhas, ou (1½ xícara)
3 ovos cozidos
100g de azeitonas s/caroço
1 cebola grande
5 a 6 dentes de alho (opcional)
1/2 colher rasa (sobr.) de maisena, ou farinha de trigo (se não tiver problema com glúten)
2 colheres (sopa) de leite
Sal marinho a gosto
Orégano

Preparo do recheio:

Frite o alho em um pouquinho de óleo, até dourar e acrescente as cebolas e deixe refogar. Coloque os brócolis cortadinhos bem pequenos, deixe refogar rapidamente para absorver o tempero.  Desmanche as duas colheres de leite com um pouquinho da maisena, ou (a farinha). Acrescente aos brócolis deixando por alguns minutos para dar consistência e cremosidade. Coloque o sal e prove o sabor.

Finalização:

Numa assadeira untada e “enfarinhada” (você poderá fazê-lo com farinha de mandioca, ou fubá, se tiver problema com o glúten), coloque parte da massa e por cima, espalhe de uma forma homogêmea parte dos brócoles, alguns pedaços dos ovos cozidos, parte das azeitonas, as ervilhas. Cubra com mais um tanto de massa, e proceda da mesma forma, até terminar a massa.

Obs.:
Pode parecer que há mais recheio que massa, mas não se preocupe, você poderá usar só um pouco de massa por sobre o recheio, mesmo que não cubra totalmente o recheio, até que termine toda a massa e todo o recheio, terminando com massa, pois o bolo vai crescer e tudo ficará proporcional.
Leve ao forno pré-aquecido 200º C, de 40 a 50min, dependendo do forno de cada um. Observe se a massa está assada, colocando um palito no meio. Se o palito sair limpo, é porque o bolo já está pronto. Deixe dourar um pouco e retire do forno.

 Sugestões para o recheio: espinafre, ervilha, escarola, legumes em geral, ricota, palmito, atum, etc.

Receita criada e elaborada em julho/2011




Um comentário: