sábado, 21 de abril de 2012

TORTA FINGIDA DE ABOBRINHA AO FORNO - LEVE, SABOROSA, POUQUÍSSIMA GORDURA...

Gente... Esse bolo salgado foi postado em dezembro de 2011, e, juntamente com outras nove receitas de dezembro, janeiro e fevereiro, foram deletadas do meu blog, por um descuido meu. Mas, como tudo na vida é possível dar um jeito, ei-lo novamente!!! Porém, infelizmente, os comentários recebidos também foram todos perdidos... 
 
 Você sabia?!
 
Abobrinha é um legume com pouquíssimas calorias, e, 95% é composto por líquido. No entanto, é uma boa fonte de vitamina C e de folato. Além disso, contém também betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo.

Portanto, vamos usar e abusar!!!

 

 
Ingredientes:

3 abobrinhas grandes ou médias
4  ovos
1 colher (sopa) de sal marinho
Leite
Orégano
Pitada de sal marinho para os ovos
Farinha de rosca de pão integral, ou farinha de rosca comum
Forma redonda de 20 cm diâmetro
  
Preparo:

Corte as abobrinhas ao meio, depois no sentido longitudinal, em fatias não muito finas. Não retire a casca. Deixe as abobrinhas de molho com água e sal numa tigela. Após, passe uma por uma na farinha de rosca. Unte uma frigideira com pouquinho de óleo e grelhe todas as fatias.  Unte uma forma ou um pirex quadrado de aprox.18x18cm, e enfarinhe com farinha de rosca. Distribua as abobrinhas na forma, uma por cima da outra, de uma forma bem equilibrada.
Bata os ovos com um pouco de leite para ajudar na mistura, acrescente sal, orégano e despeje essa mistura por sobre as abobrinhas. Leve ao forno pré-aquecido (180oC) e asse até que a torta cresça e fique douradinha.
  
Dicas:

Quando você colocar as abobrinhas na tigela com água e sal, coloque um prato e um peso por cima do prato, para que as abobrinhas afundem e absorva melhor o sal. 
 
Você poderá rechear com queijo branco, ricota. Evite recheios gordurosos, como creme de leite, manteiga, queijos gordurosos.

Mas ATENÇÃO! A ricota apesar de ser o queijo menos gorduroso, também contém gordura de 30%, portanto, ainda assim, o consumo deve ser controlado!!!

Note que essa receita é pouco calórica, saborosa e muito saudável. Merece ser respeitada!!! Porém, fica ao seu critério de adicionar outros ingredientes não muito saudáveis!

Receita criada e elaborada por Graça Provenzano, em out/2010
Fotos de Rubens Cnha








Nenhum comentário:

Postar um comentário