domingo, 1 de abril de 2012

PÃO DOCE INTEGRAL DE COCO E FRUTAS SECAS SEM LACTOSE

Domingo próximo é a Páscoa. Por isso, fiz essa rosca doce, para aqueles que não comem e/ou não querem comer chocolate, e também para aqueles que querem comemorar de uma forma mais leve. É um pão doce que não é tão doce assim e super saudável, já que não contém margarina, manteiga, nenhum desses ingredientes horrorosos e que nada fazem bem.
É uma rosca deliciosa, e você nem vai perceber que não é feita com farinha branca comum, e tão pouco com açúcar refinado. Saboreiem esta delícia no café da manhã, no domingo de Páscoa!
Ah... Não se esqueçam que o domingo de Páscoa é para celebrar a vida e não celebrar o almoço de domingo, atacando de forma "animalesca", depois de alguns dias em jejum, a carne fétrida do animalzinho morto, sem defesa, cuja carne é mascarada com o perfume dos temperos...
Boa semana cheia de luz... Harmonia... Corpo e mente, sãos!  


 Açúcar mascavo é extraído da cana de açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim, as vitaminas e sais minerais e é bem escuro.
Açúcar demerara é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo. 
Farinha de trigo integral é rica em proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais como: cálcio, ferro e potássio.
Fonte: www.saudecomciencia.com


As uvas passas, com propriedades laxativas e diuréticas, estimulam as funções do fígado, deixando você bem disposto e com a pele mais bonita. Além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, elas contêm pectina (fibra) e bioflavonóides, que evitam o envelhecimento precoce.
O coco seco deve ser crocante, branco, com um sabor agradável e doce.  Contém gordura que é ótima para a saúde, carboidrato, proteínas, sais minerais e fibras.

Fonte: Engenharia de Alimentos

















 Vamos à receita?


Ingredientes:

200 ml de suco de laranja, ou 3 a 4 laranjas
3 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de açúcar demerara
50g de fermento biológico
4 gemas
Pitada de sal
1 colher (sopa) de raspas de laranja
400g de farinha de trigo integral, ou o suficiente
200g de coco ralado
100g de uvas passas
100g de frutas cristalizadas
200g de açúcar demerara, ou 1 xícara
½ xícara de água, mais ou menos
1 colher (sobremesa) de polvilho doce

Preparo:

Ferva o suco de laranja com o açúcar e as raspas da laranja e deixe esfriar um pouquinho. Numa tigela, coloque o fermento e um pouco do suco já morno, para desmanchar o fermento. Coloque as gemas, o óleo, e aos poucos, vá colocando um pouco do suco e um pouco da farinha de trigo, até que fique numa consistência não muito dura. Não coloque a farinha de uma só vez, porque pode ser que a massa necessite de menos farinha, ou não. Coloque a tigela dentro de um saco plástico e feche bem. Cubra com um pano e deixe num lugar quente, até que a massa cresça bem. Ela não chega a dobrar de volume, porque a farinha de trigo integral é pesada e isso dificulta um pouco seu crescimento, portanto, não se preocupe se demorar um pouco para crescer, pois, se for um dia frio, vai demorar mais.

Recheio:

Numa panela, coloque o açúcar e a água para dar uma leve engrossadinha. Acrescente o coco e mecha bem. Desmanche na meia xícara de água, o polvilho doce e coloque no recheio de coco e deixe engrossar e apague o fogo quando sentir que não tem mais gosto de amido. Esse procedimento é para não colocar muita quantidade de açúcar, pois o açúcar demerara não adoça tanto.

Depois que a massa estiver crescida, coloque-a numa superfície com um pouco de farinha e sove um pouco a massa e acrescente as frutas secas, misturando muito bem. Pode ser que ela grude nas mãos, mas não acrescente muita farinha, só o suficiente para desgrudar das mãos.
Divida a massa em três partes iguais, pois você fará uma trança recheada com o coco. Abra uma a uma com o rolo, mais ou menos fina, e no formato de uns 15 cm de largura e uns 40cm de comprimento. Esparrame um pouco do recheio de coco, o suficiente para espalhar, mas não coloque muito recheio, para que a massa fique bem assada. Faça três rolos com a massa juntando os rolos paralelamente para fazer a trança, e forme um círculo unindo as duas pontas. Unte com óleo, uma forma redonda com um furo no meio. Se não tiver esse tipo de forma, use uma forma comum mesmo e coloque um copo refratário no meio e disponha a massa na forma. Pincele com gema de ovo e polvilhe com açúcar demerara. Leve ao fogo pré-aquecido a 180º C, por uns 40 minutos no mínimo.
Para dar brilho no pão, coloque um fio de óleo na gema e mexa bem.

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 15/02/10
Fotos: Rubens Cunha

4 comentários:

  1. Como eu queria ter o seu talento !!! Parabéns !!! Me deu água na boca !!!
    M.Eugênia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Eugênia! Corra fazer o pão, JÁ!! Ficar babando, não é bacana...rsrs...

    ResponderExcluir
  3. Puxa, parece estar mesmo delicioso!! E bem saudável, pra gente comer sem culpa...rs

    Nilza

    ResponderExcluir
  4. Oi Nilza... Parece estar gostoso?! Tava uma delíciaaaa!!! Sem exagero mesmo!
    Beijão!

    ResponderExcluir