domingo, 29 de abril de 2012

BOLO INGLÊS 100% INTEGRAL, COM FRUTAS SECAS E CASTANHAS... SEM ADIÇÃO DE LEITE E POUQUÍSSIMO AÇÚCAR!!!


 
DELICIOSOOO!!!

Escolhi essa receita para homenagear as mães em seu dia, por se tratar de uma receita, além de deliciosa, pouquíssimo açúcar, e que faz lembrar dia de festas. Também porque, qualquer filho que não goste de perder muito tempo na cozinha, poderá estar fazendo sem grandes dificuldades!
Quando presenteamos alguém, significa que temos amor, carinho, ou consideração por essa pessoa, e queremos dar o melhor que pudermos mesmo o presente mais simples, mas que traga alegria e satisfação para quem for receber. Porém, em minha opinião, quando presenteamos alguém com algo que nós mesmos fizemos, tem um valor inigualável! Demonstra uma delicadeza e um carinho todo especial a quem amamos, além de muito chique! É verdade...  Muitas vezes, um presente mesmo que seja mais caro do que aquele que você mesmo fez, pode não ter a mesma conotação!
Por isso, faça você mesmo o seu presente, e dê com o maior carinho e gratidão, àquela que te deu a vida, ou aquela que te presenteou com o que há de mais sagrado para uma mãe, seu filho, ou sua filha! Pense nisso!

Faça o bolo, envolva-o em papel filme, coloque em uma bandeja descartável, porém bonita e embrulhe com papel celofane, branco, transparente, deixando as hastes da folha e fechando com uma fita vermelha. Fica lindo e chiquérrimo!!!

  
Você sabia?

A castanha fornece magnésio, que intervém na atividade cardíaca e muscular e no funcionamento das células nervosas, bem como na formação dos ossos. Também contém ômega 3, que melhora a concentração, a memória, habilidades motoras, velocidade de reação, Neutraliza o stress e previne doenças degenerativas cerebrais. Além disso, reduz os riscos de doenças do coração", completa.
Outra substância encontrada na castanha-do-pará é o selênio, cujas propriedades nutritivas  são associadas, entre outros benefícios, ao retardamento do envelhecimento da pele. Com apenas uma castanha ao dia um indivíduo adulto consegue suprir a necessidade diária desse nutriente no organismo. O selênio encontrado na castanha, é um semi metal essencial a nutrição do organismo. Previne doenças cardiovasculares e ajuda na prevenção do câncer.
Fonte: Faculdade de Medicina da UFRJ

Ingredientes da massa:

4 gemas (claras em neve)
100g de açúcar mascavo, ou ½ xícara
100 ml de óleo, ou ½ xícara
2 laranjas (suco)
300g de farinha de trigo integral, ou 2 xícaras
100g de uvas passas
100g de frutas cristalizadas
100g de castanhas do Pará
1 colher (sobremesa) rasa de bicarbonato de sódio


 
Ingredientes da cobertura:

2 colheres (sopa) do suco de laranja
4 colheres (sopa) de açúcar demerara
Castanhas trituradas grosseiramente

Preparo da massa:

Bater as gemas com o açúcar e acrescentar o óleo, e bater novamente, até ficar um creme esbranquiçado. Peneirar a farinha de trigo, só para soltar as fibras e deixar o bolo mais fofo. As fibras que ficaram na peneira, juntar à farinha novamente. Na tigela da batedeira, vá acrescentando aos poucos, o suco e a farinha, sempre batendo em velocidade mínima, mais para mexer, até terminar esses dois ingredientes. Acrescente o bicarbonato e mexa novamente. Desligue a batedeira, e acrescente as claras em neve, aos poucos, sempre mexendo delicadamente e devagar, para que a massa aumente de volume.
Unte uma forma para bolo inglês, com óleo e enfarinhe com farinha de trigo comum, peneirada. Despeje a massa na forma e leve ao forno pré aquecido a 180º C, deixando por no mínimo, 40 minutos, ou até que o bolo esteja corado e assado, fazendo o teste do palito.
Desligue o forno e deixe o bolo por alguns minutos com a porta aberta. Retire e coloque-o sobre a grade do fogão e deixe esfriar mais um pouco. Esse procedimento é para que o bolo não murche. Quando se retira o bolo do forno e imediatamente colocar sobre uma superfície fria, o bolo poderá abaixar, por conta do choque térmico.


Preparo da cobertura:

 

Triture o açúcar demerara no liquidificador, até ficar fininho e agregue o açúcar ao suco, até virar uma pasta mais ou menos mole, que dê para jorrar por sobre o bolo. Imediatamente, polvilhe com as castanhas trituradas. Esse cobertura vai secar juntamente com as castanhas e formar uma casquinha doce.





Receita readaptada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 29/04/12
Fotos de Rubens Cunha.


















9 comentários:

  1. Vou sugerir que meus genros façam esse bolo pra nós mães....já que os cozinheiros serão eles.Bjs. Graçinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça mesmo pra êles fazerem esse bolo pra você! Quer carinho melhor do que esse?!
      Bjs...

      Excluir
  2. Nossa, que maravilha esta receita!!!
    Deve ser um bolo delicioso, além de saudável e nutritivo!
    Parabéns!!

    Nilza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilza, ficou mesmo uma delícia! Uma fatia desse bolo, equivale a duas ou três de um outro comum. Sustenta, sacia a vontade de comer doce, e além do mais, engorda menos que os comuns, porque todos esses ingedientes, não se transformam em gordura ruím.
      Obrigada! Bjs...

      Excluir
  3. Com um cafézinho...nosssssaaaa !!!
    Bj. Eugênia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E com essa chuvinha que cai agora... Uau!
      Bjs...

      Excluir
    2. Oi Graça, eu fazer e depois te conto se gostei. Adoro esse tipo de bolo. bjs

      Excluir
  4. GRAÇA VOU FAZER E DEPOIS TE CONTO SE GOSTEI, POIS ADORO ESSE TIPO DE BOLO

    ResponderExcluir
  5. Oi Cleide... Então faça, porque é realmente muito gostoso!
    Bjs...

    ResponderExcluir