domingo, 8 de abril de 2012

NHOQUE DE BATATA DOCE E AVEIA, COM MOLHO DE AZEITONAS E MANJERICÃO - 100% INTEGRAL!!!


Oi gente... Espero que tenham tido uma ótima Páscoa, com sentimentos mais sinceros de um novo despertar para a vida!

Aí vai uma receita bem simples de preparar e deliciosa! Essa receita não vai farinha de trigo integral, somente aveia, que não altera o sabor.
Se você preferir, ao invés de preparar o molho de azeitonas, poderá fazer um molho de manjericão, ou molho vermelho mesmo!
O molho de manjericão, você vai encontrar no link
Tomara que vocês gostem!!!




Você sabia?

A batata doce contém muita fibra e seu carboidrato é ótimo, pois se transforma em gordura saudável.
A batata doce possui vitaminas A, essencial à saúde dos olhos, da pele e do aparelho respiratório. Contém vitaminas B1 e B5, que auxiliam na regulação do sistema nervoso e aparelho digestivo, pois contém também, muitas fibras

Aveia contém grande quantidade de proteínas, cálcio, magnésio, sílica e ferro, a aveia reúne várias vitaminas, ajudando a fortalecer ossos e dentes. É ao mesmo tempo estimulante e relaxante, o que proporciona alívio para depressão, ansiedade, tensão, insônia e exaustão nervosa; também diminui o nível de colesterol e açúcar no sangue, ajudando a prevenir problemas cardíacos e diabetes. Rica em fibras, é uma excelente arma contra prisão de ventre, eliminando as toxinas do intestino; segundo se acredita, auxilia ainda na prevenção de tumores intestinais. Use a aveia externamente para aliviar inflamações na pele. 

Manjericão - Em casos de estresse, exaustão e sintomas relacionados a eles (dor de cabeça, indigestão, tensão muscular, nevralgias etc.) ou de falta de memória e de concentração, o manjericão funciona como tônico. A ação da erva é tanto anti-séptica quanto desintoxicante, ajudando o organismo a se restabelecer de todo tipo de infecção. 



A azeitona possui um óleo que é rico em ácidos graxos insaturados, excelente para aumentar o bom colesterol no organismo. Possui as vitaminas A, C, B1 e B2.
Possui também sais minerais, tais como, fósforo, potássio, sódio e silício.

VAMOS À RECEITA?!



Ingredientes da massa:

750g de batata doce, ou mais ou menos 4 batatas médias
100g de aveia em flocos, ou 1 xícara (chá)
1 ovo
1 dente de alho bem amassados (amasse junto com o sal, é mais fácil)
Orégano
Sal marinho

Ingredientes do molho

150g de azeitonas verdes
Óleo
Manjericão

Preparação:

Cozinhe a batata no vapor, com a casca. Cozinhando no vapor, elas ficam mais sequinhas e para preservar os nutrientes. Depois de bem cozidas, retire a casca, esprema num espremedor de batatas. Coloque numa tigela e acrescente o restante dos ingredientes. Misture muito bem e coloque essa mistura num saquinho de confeitar, com um furo meio largo. A massa fica meio grudenta, não se preocupe. Vá espremendo o saquinho e com o auxílio de uma faca, vá cortando os nhoques em cima da água fervendo. Quando subirem à tona, vá retirando e colocando-os num escorredor de macarrão, para tirar o excesso de água.
Molho: no liquidificador, triture as azeitonas com um pouco de óleo, até virar uma pasta homogêmea. Coloque algumas folhas de manjericão e bata novamente. Coloque os nhoques num pirex e regue com o molho de azeitonas. Se achar necessário, reaqueça os nhoques no microondas.

Se você quiser congelar, unte uma assadeira com óleo e coloque-os sem o molho, um ao lado do outro e congele em aberto. Quando estiverem congelados, retire-os e coloque-os em um saquinho para congelamento, fechando com um araminho. 

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em maio/2010.
Fotos: Rubens Cunha.

3 comentários:

  1. Ah, Dna Graça..

    Pra mim vc ainda nao fez nada disso, né? Você divulga essas receitas só para deixar as pessoas com vontade, né? hehe!
    Parabéns! Deve ter ficado muito bom mesmo!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem manda ficar aí em Campinas, se entupindo de boboseiras?! Vem pra cá, vem?! Prometo que eu faço pra vc essas comidinhas gostosas! Afinal, tia também é pra isso, né?!
      Bjs querido!

      Excluir