domingo, 22 de abril de 2012

TORTA E/OU BOLO SALGADO DE MILHO COM RECHEIO DE PALMITO E BRÓCOLIS - IDEAL PARA CELÍACOS ... 100%INTEGRAL!!! SUGESTÃO PARA O DIA DAS MÃES!!!


Essa torta salgada é simplesmente MARAVILHOOSAAA!!! Eu sei que sou suspeita em dizer isso, mas, para passar pra vocês minhas receitas, eu provo, outras pessoas também provam e aprovam. 
O dia das mães está chegando, e, pensando nelas, e naquelas que não podem consumir glúten, desenvolvi essa torta, que é um estouro! Apesar de seus ingredientes simples, sem sofisticação e muito boa pra comer até durante a semana, achei uma boa sugestão pra vocês estarem fazendo em homenagem às suas mamães, no dia 13 de maio! 

Vocês poderão colocar em forma redonda, com furo no meio, ou não, pois o visual é bem mais bonito para essa ocasião!

Aguardem outras receitas para o dia das mães!!!












Você sabia?

O milho é um alimento excelente em qualidades nutricionais.
Contém vários aminoácidos e alto teor de carboidratos, porém, seu carboidrato se transforma em gorduras que são boas para a saúde. Contém muitas fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino. Possui vitaminas E, A  e B1, além de sais minerais (fósforo, cálcio e potássio).

Lave bem as espigas de milho retirando todo o excesso de “cabelinho” que porventura houver. Coloque a espiga sobre um prato fundo, com a “bundinha” para baixo. Com o auxílio de uma faca, vá retirando os grãos. Lave bem e proceda conforme instruções acima.
Se quiser congelar os grãos ainda crus, coloque-os em uma assadeira, esparrame-os bem e leve ao freezer para congelar em aberto. Quando estiverem congelados, retire-os da assadeira e coloque-os em saquinhos plásticos bem vedados e volte ao freezer, até que resolva processá-los da forma que achar melhor. Existem muitos pratos saborosos com milho!

Se você não tiver problema com glúten, e preferir usar aveia no lugar do amido de milho, poderá fazê-lo sem problema algum, pois a aveia não altera a consistência e nem o paladar. Fica ao seu critério!
Ingredientes:

500g de milho cru, já debulhado (+ ou – 4 a 5 espigas)
4 ovos inteiros
50 ml de óleo = (1/2 xícara (chá))
50 ml de leite = (1/2 xícara (chá))
100g de amido de milho, ou 1 xícara
Ou
 100g de aveia, em flocos, ou 1¼ xícara cheia
1 colher (sobremesa) de sal marinho
Algumas gotas de molho de pimenta dedo de moça
1 colher (sopa) de fermento pó.
   
Preparo da massa:

Coloque no liquidificador, primeiro os ovos inteiros, o leite, óleo e por último, o milho. Bata grosseiramente, sem que a massa fique muito lisa, para não perder as fibras do milho (e é muito mais gostoso, sentir o bagaço do milho). Numa tigela, coloque essa mistura e em seguida, coloque o amido de milho, OU a farinha de aveia, (se não tiver problema com o glúten) mexendo levemente. Acrescente o sal, o molho de pimenta e por último o fermento. Reserve:
Observe a consistência da massa; fica mais ou menos parecida com massa de bolo, não muito líquida e nem muito grossa. Se precisar, acrescente ou mais leite, ou mais amido ou aveia.

Ingredientes do recheio de palmito

500g de palmito
1 cebola grande
1 ou 2 tomates maduros
1 colher (sopa) de amido, ou farinha
½ xícara mais ou menos de leite
Sal marinho; Óleo para refogar.
Salsinha.

Preparo do recheio de palmito: 

Numa panela com um pouquinho de óleo, acrescente as cebolas bem picadinhas, refogando até ficarem douradas. Em seguida, acrescente os tomates picados, deixe refogar mais um pouco e em seguida, acrescente os palmitos cortados em cubos pequenos e deixe refogar mais um pouquinho.  A seguir, coloque a água do palmito e deixe ferver por uns 5 a 10 minutos em fogo brando, pra que absorva melhor o gosto do palmito. Junte a essa mistura, o amido, OU a farinha de trigo, para dar uma leve cremosidade no recheio e em seguida, acrescente o sal ao gosto de seu paladar. Se necessário acrescente um pouco de leite, ou mais amido, OU farinha. Deixe cozinhando esse recheio por uns 3 minutos, ou até que não sinta mais ou gosto do amido.

Ingredientes do recheio de brócolis:

450g de brócolis tipo japonês
Fio de óleo
 2 a 3 dentes de alho
¾ xícara de leite
½ colher (sobremesa) de amido, OU farinha de trigo
Sal marinho.

Preparo do recheio dos brócolis: Cozinhe os brócolis no vapor e ao dente. Corte-os em pedaços bem pequenos, e reserve. Amasse os dentes de alho e leve para dourar com um pouco de óleo. Assim que estiver dourados, acrescente os brócolis e mexa rapidamente. Desmanche o amido, OU a farinha no leite e acrescente aos brócolis e deixe cozinhar um pouco, até que não sinta mais o gosto do amido. Somente para dar uma cremosidade ao recheio.

Montagem:

Utilize uma forma retangular de uns 25 cm untada e enfarinhada. Despeje parte da massa na assadeira, espalhe sobre a massa o recheio de palmito, mais um pouco de massa, em seguida o recheio de brócolis, mais massa e assim sucessivamente, até acabarem os recheios e por ultimo, a massa.

 Leve em forno pré-aquecido a 180º C e deixe assar 30 a 40 minutos, ou quando estiver douradinho. Teste com um palito. Se o palito sair limpo, é porque já está no ponto.

Dicas:

Você poderá usar qualquer tipo de legumes e hortaliças para o para recheio. Use da sua criatividade, porém, sendo uma torta saudável, evite recheios gordurosos, assim como creme de leite, maionese, queijos gordurosos, etc.etc.etc.

Receita elaborada em julho/2011, por Graça Provenzano
Fotos de Rubens Cunha






7 comentários:

  1. Graça,

    Fiquei com água na boca! Que maravilha de receita!

    Bjs
    Nilza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilza... Tente fazer essa receita, que é muito simples mesmo! O trabalho maior, é debular a espiga, mas mesmo assim, não é tão trabalhoso. Vale a pena!!!
      Bjs...

      Excluir
  2. Oi Graça está receita é bem apetitosa. Será que posso substituir as espigas por uma lata de milho em conserva?

    ResponderExcluir
  3. Oi Graça esta receita é bem apetitosa. Será que posso substituir as espigas por uma lata de milho em conserva? Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide, você pode substituir se quiser, mas é que o objetivo das minhas receitas, é alimentação saudável, e milho em conserva não é nem um pouco saudável, pois contém sódio, conservante e o sabor e consistência, ficam muito a desejar!
      Boa sorte!

      Excluir